Go to Top

ACADÊMICOS DE BIOLOGIA DA ESBAM PARTICIPAM DE TREINAMENTO NO PROJETO PÉ-DE-PINCHA

FORMAÇÃO PROFISSIONAL| O Projeto nasceu em 1999 no município de Terra Santa- PA, a partir de iniciativas de comunidades do entorno do Lago Piraruacá, preocupadas com a diminuição das espécies de quelônios nos lagos locais.

pedepincha100
O Projeto Pé-de-pincha é fruto da iniciativa popular que faz referência aos rastros deixados pelos quelônios nas áreas das praias, às tampas de garrafas de cervejas e refrigerantes (as pinchas- como chamadas nesta parte da Amazônia).
Hoje com o Patrocínio do Programa Petrobras ambiental e Petrobras, estão envolvido 16 municípios e 118 comunidades, sendo 12 no estado do Amazonas, (Manaus, Barcelos, Maués, Itacoatiara, Barreirinha, Parintins, Canutama, Carauari, Careiro, Nhamundá, Novo Airão e Borba e 04 no Estado do Pará (Oriximiná, Juruti, Faro e Terra Santa).
O projeto visa à Educação Científica e a participação de diversos segmentos sociais, envolvendo Instituições de Ensino Superior (IES) para uma melhor compreensão das presenças dos sujeitos no espaço amazônico, olhá-lo de forma científica e modificá-lo em prol de uma melhor qualidade de vida.
Na última quinta-feira (04/09), a primeira etapa do treinamento aos novos voluntários para o projeto foi a palestra sobre “Noções de biologia das espécies de quelônios manejadas pelo Projeto Pé-de-Pincha/UFAM”.
Para Ingrid Rebeca Fonseca e Mauro Humberto, estudantes de Biologia da ESBAM, “O treinamento possibilita compreender nossos ambientes amazônicos e elaborar estratégias de desenvolvimento sustentável”.
Amanhã (09/09), terça-feira, a proposta envolve a palestra proferida pelo Dr. Henrique Pereira- CCA/UFAM, cuja temática aborda “Comportamento Socioambiental das Comunidades Ribeirinhas”.
A palestra faz parte do treinamento que o Projeto Pé-de-Pincha está realizando durante o mês de setembro para os novos voluntários que querem ingressar no projeto.
Foto: Érica Sant Ana Palhares

O que: Palestra sobre “Comportamento Socioambiental das Comunidades Ribeirinhas”.
Onde: Sala 09, Bloco U, Faculdades de Ciências Agrárias/FCA/Mini- Campus/UFAM
Quando: 09 de setembro
Horário: 13:00 h

Comentário

Comentário

%d blogueiros gostam disto: