Go to Top

CÍRIO DE NAZARÉ É TEMA DA PRIMEIRA EDIÇÃO DO LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO EM NARRATIVAS VISUAIS

FOTOGRAFIA│A primeira edição do Laboratório de Criação em Narrativas Visuais trás como temática o “Círio de Nazaré”.

600px-foto-Patrick-Pardini-Cirio-1989     600-Cirio-2012_Allan-Maues

Fotos: Patrick Pardini/ Allan Maués

A proposta visa estabelecer um espaço de troca de experiências entre artistas, pesquisadores e profissionais consagrados, tendo como foco o discurso fotográfico.

O objetivo é direcionar olhares mais cuidadosos e atentos sobre a maior manifestação cultural da cidade de Belém, e uma das maiores do mundo – o Círio de Nazaré.

Os mediadores, membros do Núcleo de Formação e Experimentação da Fotoativa, destacam que “o Lab.Círio procura oferecer um espaço coletivo de trocas, reflexão e criação, provocando o olhar de fotógrafos que desejam desenvolver um ensaio sobre o evento que move a cidade de Belém durante o segundo semestre”.

Destinado ao público interessado em experimentar um processo de criação em diálogo com outros artistas e pesquisadores, o laboratório prevê um total de 06 encontros.


Mediadores – Núcleo de Formação e Experimentação – Fotoativa

Allan Maués possui formação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Pará. Participou de algumas mostras, dentre elas, Salão Primeiros Passos do CCBEU (2011) e da exposição “Paisagem em (des) construção”. Atua junto à Associação Fotoativa desde 2011, integrando atualmente o Núcleo de Formação e Experimentação.

Cinthya Marques é educadora e artista visual graduada pela Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal do Pará, atua como fotógrafa e pesquisadora em diversas áreas de pesquisa como criação e crítica. É mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Artes do Instituto de Ciências da Arte da UFPA desenvolvendo pesquisa sobre a obra do fotógrafo paulista Sinval Garcia e sua atuação nas artes visuais na Amazônia.

Rodrigo José vive e trabalha em Belém (PA). Com formação superior em Comunicação Social pela Universidade da Amazônia. Desenvolve trabalhos voltados para fotografia documental e também audiovisual. Desenvolve projetos em colaboração junto a Associação Fotoativa, bem como ministra oficinas  e Iniciação a Fotografia pelo Serviço Social do Comércio – SESC Boulevard.

 


Convidados

Miguel Santa Brígida é jornalista, ator, encenador e professor de teatro. Carnavalesco. Mestre, Doutor e Pós-doutor em Artes Cênicas. Pesquisador em Culturas populares com ênfase na espetacularidade afro-brasileira. Líder do grupo de Pesquisa – TAMBOR- Grupo de Estudos em Carnaval e Etnocenologia (CNPq- 2008).

João de Jesus Paes Loureiro é poeta e professor de Estética, Filosofia da Arte e Cultura Amazônica, na Universidade Federal do Pará. Mestre em Teoria da Literatura e Semiótica, PUC/UNICAMP, São Paulo e Doutor em Sociologia da Cultura pela Sorbonne, Paris, França.

Octavio Cardoso é fotógrafo, vive e trabalha em Belém (PA). Começou a fotografar em 1984 na Fotoativa, tendo sido seu presidente de 2000 a 2007. Recebeu o grande Prêmio do Salão Arte Pará 87 e Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, 2010. Tem obras nos acervos do MAM – Rio, MHEP (PA), CCBEU (PA) e MASP – Pirelli.

Patrick Pardini é fotógrafo, reside em Belém-PA desde 1981. Desde 1999, desenvolve a pesquisa fotográfica Arborescência – fisionomia do vegetal na paisagem amazônica, contemplada com as bolsas VITAE (2002) e IAP-Instituto de Artes do Pará (2003), selecionada pelo Ano do Brasil na França (2005) e pelo Projeto Portfólio do Itaú Cultural (2008). Desde 2003, coordena o Núcleo de Fotografia do Museu da Universidade Federal do Pará-MUFPA.

Foto principal: Rodrigo José

O que: Lab.Círio-Laboratório de Criação em Narrativas Visuais

Quando: 23, 24 e 30 de setembro/ 02, 16 e 17 de outubro 2014

Horário: 19:00h às 22:00h

Investimento: R$ 150,00/ Vagas: 15

Inscrições:Secretaria da Associação Fotoativa (Travessa Frutuoso Guimarães, nº 615)

 

Comentário

Comentário

%d blogueiros gostam disto: