Go to Top

MUSEU DE ARTE DO RIO (MAR) RECEBE EXPOSIÇÃO “POROROCA- A AMAZÔNIA NO MAR”

AMAZÔNIA│O Museu de Arte do Rio (MAR) recebe nesta terça-feira (09/09) a exposição “Pororoca- A Amazônia no MAR”. São 200 obras, pertencentes ao maior acervo artístico amazônida.

A mostra conta com curadoria de Paulo Herkenhoff, que há mais de 30 anos pesquisa a arte da região e inclui obras provenientes de diversos fundos da Coleção MAR, a exemplo do Fundo Fundação Rômulo Maiorana, Fundo Berna Reale e do Fundo Z.

pororoca

A “Pororoca – A Amazônia no MAR” reúne obras de artistas contemporâneos paraenses, como Luiz Braga, Paula Sampaio, Lise Lobato e Walda Marques, mas também usa documentos, artefatos culturais e iconografias de outros momentos históricos.

pororoca02

“Bicha braba” é como é conhecida a pororoca pelos ribeirinhos amazônicos. O apelido se deve à força devastadora e o caráter arrasador com que a onda passa pelas beiras de rios, arrancando raízes de árvores, modificando as margens de rios e, também, promovendo um espetáculo natural único, ainda que bruto.

A exposição é um convite ao debate sobre as (in)visibilidades históricas, sociais, políticas e estéticas do outrora denominado inferno verde, nas palavras de Euclides da Cunha”, diz o curador Paulo Herkenhoff no texto curatorial da mostra.

Material para provocar reflexões sobre a maior, e de longe mais enigmática, região de mata brasileira não faltam ao MAR.

Há dois anos – desde antes de sua abertura, em março de 2013 -, o MAR vem construindo uma abrangente coleção de arte da Amazônia. Com cerca de 500 objetos provenientes de mais de 50 doadores, o conjunto é hoje o mais completo acervo do gênero fora da região, cobrindo uma diversidade cultural que atravessa a tradição dos povos indígenas, o ribeirinho e a modernidade. Entre a visualidade amazônica, a violência social, a arte relacional e o processo de metropolização, dois séculos e meio de história crítica estão retratados em instalações, pinturas, esculturas, fotografias, artes gráficas e decorativas, vestuário, mapas e objetos arqueológicos.

Fotos: Walda Marques/Facebook

O que: Exposição “Pororoca- A Amazônia no MAR”

Onde: Museu de Arte do Rio (MAR)

Quando: 09 a 29 de setembro

Comentário

Comentário

%d blogueiros gostam disto: