Go to Top

FORTIFICAÇÕES NO MARANHÃO, PARÁ, RORAIMA E MATO GROSSO DO SUL PODERÃO SER TOMBADAS

TOMBAMENTO│ O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em Brasília, recebe no próximo dia 11 de setembro, a 76ª reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural.

Na pauta está a análise do tombamento de seis fortificações construídas entre os séculos XVII e XX, localizadas nos municípios de Óbidos (PA), Rosário (MA), Bonfim (RR), Corumbá (MS) e Ladário (MS), além de uma série de canhões associados a eles.

Uma das únicas fortificações permanentes construídas após o período da Regência (1853), quando houve uma mudança na política defensiva brasileira, o Forte de Óbidos (ou de Pauxis) está localizado na margem esquerda do Rio Amazonas, na cidade de Óbidos, interior do Estado do Pará.

No período de sua construção, os Estados Unidos forçavam a abertura de rios à navegação internacional, e o Forte servia para fechar a passagem, sendo um projeto estratégico para garantir a presença militar brasileira na Amazônia contra uma possível internacionalização. Associado a ele, é proposto o tombamento de 13 canhões.

Já o Forte Serra da Escama, de 1909, também localizado no município paraense de Óbidos, mas construído fora dos limites urbanos, fazia parte de um plano de defesa do final do século XIX para prover de fortificações alguns dos portos e locais estratégicos mais importantes do país.

O Conselho que avalia os processos de tombamento e registro é formado por especialistas de diversas áreas, como cultura, turismo, arquitetura e arqueologia. Ao todo, são 23 conselheiros, que representam o Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB, o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios – Icomos, a Sociedade de Arqueologia Brasileira – SAB, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama, o Ministério da Educação, o Ministério das Cidades, o Ministério do Turismo, o Instituto Brasileiro dos Museus – Ibram, a Associação Brasileira de Antropologia – ABA, e mais 13 representantes da sociedade civil, com especial conhecimento nos campos de atuação do IPHAN.

76ª Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural

Dia: 11 de setembro de 2014

Horário: 9h às 18h

Local: Sede do IPHAN/SEPS 713/913 Bloco D – Ed IPHAN – Asa Sul – Brasília – DF

Comentário

Comentário

%d blogueiros gostam disto: