Go to Top

CURSO DE MACROINVERTEBRADOS AQUÁTICOS BIOINDICADORES EM PRESIDENTE FIGUEIREDO

FORMAÇÃO| O Curso de Biologia da Escola Superior Batista do Amazonas/ESBAM promove o Curso de Extensão sobre Macroinvertebrados Aquáticos Bioindicadores voltado para alunos de Biologia e áreas afins.

O parte teórica do Curso será realizado em Manaus, na Unidade I da ESBAM e a parte prática desenvolvida no Município de Presidente Figueiredo, na Cachoeira das Orquídeas. O parque natural municipal cachoeira das orquídeas, uma área de proteção ambiental, fica localizado no município de Presidente Figueiredo, a 107 km da cidade de Manaus. Possui uma área de 800 hectares.

Cachoeira da Orquideas_Betho Feliciano

Foto: Betho Feliciano

Nos últimos anos, os ecossistemas aquáticos têm sido alterados pela ação humana (mineração, represas, canalização, etc). Suas características ambientais, em especial as comunidades biológicas, fornecem informações sobre as essas ações antrópicas e o Curso visa discutir e compreender essas comunidades.

cachoeiraorquidea

Foto: Pedro Sander

A qualidade da água depende do uso direto: consumo, irrigação, transporte, funcionalidade do ecossistema, e sua avaliação depende de diversos parâmetros (substâncias orgânicas, inorgânicas, composição e estado da biota aquática, mudanças temporais/espaciais) que ocorrem devido a fatores intrínsecos e externos aos sistemas aquáticos.

Dessas variáveis, a que fornece informações mais precisas em um intervalo de tempo menor é a determinação da composição da biota aquática, o qual corresponde ao foco deste Curso.

A proposta está sendo coordenada pelo prof. Me. Fernando B. Pinto Gouveia.

O que: Macroinvertebrados Aquáticos Bioindicadores

Quando: 26, 28 e 29 de setembro

Onde: Município de Presidente Figueiredo

Investimento: Acadêmicos- R$ 70,00

Carga horária: 20h

Comentário

Comentário

%d blogueiros gostam disto: