Go to Top

PROJETO “PINTURA AO VIVO” LEVA MILHARES DE PESSOAS AO LARGO DE SÃO SEBASTIÃO

ARTES VISUAIS│A abertura do Projeto “Pintura ao Vivo no Largo” realizado no último domingo (28/09), no Largo de São Sebastião, idealizado e organizado pela Associação de Cultura do Estado do Amazonas (ACEAM) foi um grande sucesso.

povodois    Povoum

A promoção e a integração das Artes Visuais possibilitou visibilidade ao artista, oportunizando a sociedade um olhar ativo e diferenciado sobre arte, em um espaço democrático e turístico no Amazonas – o Largo de São Sebastião.

O evento foi marcado pela presença do Mestre Moacir Andrade, precursor deste Movimento Cultural ainda na Década de 50, na Praça da Polícia.

De acordo com Moacir Andrade “A pintura e o desenho nasceram com o homem e em uma época pré-histórica, épocas remotas, ainda quando o “homem” morava em cavernas, desenhavam em parede, mostrando essa arte como algo intrínseco à natureza humana”.

moacir03   MoacirUm

“Cerca de 90% da população que vive nos beiradões da Amazônia vivem da caça e da pesca, pintavam da seiva de plantas, faziam tinturas, representando o que viam e viviam, não conheciam outra coisa, senão os rios, animais e a si próprio. O homem se expressa através da pintura, onde registra e materializa seus anseios e vivências através das cores”, afirma o Mestre.

Para a efetivação deste primeiro Domingo do “Pintura ao Vivo no Largo” foram convidados 30 artistas sugeridos pela ACEAM, no entanto, fizeram-se presentes dezenas de artistas de diversos segmentos culturais para esta intervenção.

Segundo o artista Noleto Silva, “A arte é moda do Mundo. Essa proposta deve acontecer todos os domingos, pois o povo deve conhecer o artista e este é o momento de nossa arte aparecer e estamos aqui para representar Manaus como a Capital das Artes. Nós não temos um grande espaço para expor nossos quadros como eu já vi em outros Países como a Suíça. Precisamos fazer alguma coisa para mostrar que Manaus existe no “Mundo das Artes”.

Noletodois   Noletoum

Para Nonato Cruz “ Manaus não tem uma tradição cultural em compra de artes, pois Manaus se “ornamenta” com  a Zona Franca. Este momento não é importante apenas para a pintura, mas para as artes em geral, pois pode criar novos artistas e pode formar compradores de artes no futuro. Todo potencial artístico do Amazonas é deixado de lado, basta observar a ausência de Galerias para expor nossas obras. Em pleno Século XXI demos o primeiro passo, e o importante é que está acontecendo.”

Nonatodois   Nonatoum

Nicholas Adriano afirma que o “Pintura ao Vivo no Largo” é uma excelente oportunidade para novos artistas terem seu trabalho conhecido e reconhecido. Além de servir como Vitrine para os artistas, este movimento cultural coloca a cidade de Manaus e o Estado do Amazonas em destaque, posto que este ponto turístico pode tornar-se referência internacional em Artes, devido ao grande número de turistas que pelo Largo passeiam”.

Nicholasdois   Nicholasum

O Artista se sentiu Artista, valorizado por sua essência e pela capacidade de conceber sua arte, expondo em um espaço em que o público pode conhecer admirar e questionar sua obra.

Foi um momento de descoberta para muitos cidadãos que tinham o Largo de São Sebastião apenas como trajeto e se surpreenderam com a Excelência em Artes no Estado do Amazonas.

No encontro do Clássico com o Clássico, do Urbano com o Urbano e do Clássico com o Urbano, quebraram-se barreiras Culturais, Sociais e Geográficas.

Grafittetres  Grafittidois  grafitte4

Milhares de pessoas que vislumbraram o Projeto tiveram contato com a Aquarela, Acrílico sobre Tela, Óleo sobre Tela, Escultura em Cerâmica, Escultura em Papel, Escultura em Madeira, Fotografia, Grafite, Desenho, Cartoon, além da palestra ministrada por Moacir Andrade, “a Lenda Viva das Artes Visuais.”

fotos    fotos02

Parabéns pela iniciativa revolucionária da ACEAM, trata-se de um marco histórico cultural no Amazonas e este movimento se estabelece como a mais bela forma de expressão da vida.

Por ocasião das Eleições neste próximo Domingo (05/10), excepcionalmente, o “Pintura ao Vivo no Largo” ocorrerá a partir das 17:00 h.

O que: Projeto “Pintura ao Vivo no Largo”

Onde: Largo de São Sebastião

Quando: 05 de outubro (domingo)

Comentário

Comentário

%d blogueiros gostam disto: