Go to Top

CÍRIO DE NAZARÉ GANHA TÍTULO DE PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DA HUMANIDADE

CÍRIO DE NAZARÉ|Uma das maiores procissões católicas do Brasil, o Círio de Nazaré, realizada há mais de dois séculos em Belém do Pará, ganhará título de patrimônio cultural imaterial da humanidade.

Nesta terça-feira (7/10), a Arquidiocese de Belém vai receber oficialmente o certificado da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

A solenidade, que ocorrerá durante a abertura do Círio 2014, contará com a presença da presidenta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Jurema de Sousa Machado, da Oficial de Projeto do Setor de Cultura da UNESCO, Isabel de Paula, e do arcebispo da Arquidiocese de Belém, Dom Alberto Taveira.

A inscrição na lista da Unesco foi feita em 4 de dezembro do ano passado e contribui para dar visibilidade aos patrimônios culturais imateriais do mundo inteiro.

A festividade religiosa de Belém também foi o primeiro bem cultural paraense inscrito pelo IPHAN no Livro de Registro das Celebrações como Patrimônio Cultural do Brasil. Além do Círio de Nazaré outros ritmos e expressões brasileiras, como o frevo, o samba de roda do Recôncavo Baiano e a pintura corporal da arte Kusiwa também são considerados patrimônio cultural imaterial.

Foto: Igor Mota.

O que:Cerimônia de entrega do título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade ao Círio de Nazaré

Quando:07 de outubro (terça-feira)

Horário: 18:00h

Onde:Casa de Plácido na Basílica Santuário de Nazaré

Comentário

Comentário

%d blogueiros gostam disto: