Go to Top

LANÇAMENTO DO LIVRO “CULTURA EM MOVIMENTO” NESTA SEXTA-FEIRA (17/10)

LIVRO│ Nesta sexta-feira (17/10) haverá o lançamento do livro “Cultura em Movimento – Memórias e reflexões sobre políticas e práticas de gestão”, de Cláudia Leitão e Luciana Guilherme.

O livro traz o registro das práticas públicas implementadas e formuladas durante os anos 2003/2006 pela Secretaria de Cultura do Ceará. A entrada é franca.

Publicado pela editora, Armazém da Cultura, o livro relata as políticas de interiorização e descentralização praticadas no Ceará quando Cláudia Leitão estava à frente da Secult e Luciana Guilherme era a assessora de marketing.

As ações resultaram no reconhecimento do Ministério da Cultura, com a atribuição do Prêmio Cultura Viva, na categoria “Gestão Pública Cultural”.

O livro é também um importante registro do relacionamento da Secult Ceará com o MinC na  construção do Sistema Nacional de Cultura, contribuindo para o resgate da história das políticas culturais no Brasil.

A publicação apresenta tecnologias de trabalho, alternativas para superar dificuldades e, sobretudo, um valioso repertório de programas e legislações que, originalmente formulados no Ceará, estenderam-se aos outros estados. Após o lançamento do livro, as autoras conversam com o público presente sobre políticas públicas, práticas de gestão e economia criativa.


Cláudia Leitão é graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Educação Artística pela Universidade Estadual do Ceará (UEC). Mestra em Sociologia Jurídica pela Universidade de São Paulo (USP), e doutora em Sociologia pela Sorbonne, Paris V. Foi superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC/CE, Secretária da Cultura do Ceará e Secretária Nacional da Economia Criativa. É Professora do Centro de Estudos Sociais Aplicados da Universidade Estadual do Ceará, Professora dos Mestrados Profissionais em Gestão de Negócios Turísticos – MPGNT/UECE, e em Planejamento e Políticas Públicas – MPPPP/UECE. Membro da Rede de Pesquisadores de Políticas Culturais (REDEPCULT), consultora em Economia Criativa da Organização Mundial do Comércio (OMC) e da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (UNCTAD).


Luciana Guilherme é graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestra em Administração pela Universidade Estadual do Ceará  (UEC) e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (PPED/ UFRJ). Foi assessora de Marketing e Comunicação do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial SENAC/CE, assessora de Marketing da Secretaria da Cultura do Ceará e diretora de Empreendedorismo, Gestão e Inovação da Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura. É consultora em Economia Criativa do Ministério da Cultura de Cabo Verde, na África.


O que: Lançamento do Livro “Cultura em Movimento- Memórias e reflexões sobre políticas públicas e práticas de gestão”.

Quando: 17/10 (sexta-feira), às 18h30

Onde: Teatrinho do Instituto de Artes do Pará (IAP)- Praça Justo Chermont, 236 – Ao lado da Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.

Quanto: Entrada franca.

Mais informações: (91) 4006-2930.

Comentário

Comentário

%d blogueiros gostam disto: