Go to Top

NOITE HISTÓRICA NO ANIVERSÁRIO DE MANAUS: ARENA DA AMAZÔNIA É PALCO DOS BUMBÁS

Aniversário de Manaus│ O Boi Manaus 2014 irá encerrar nesta noite de quinta-feira (23/10), com um formato inovador. A festa será realizada pela primeira vez na Arena da Amazônia, em uma estrutura que vai reunir os bois de Parintins e os de Manaus. A programação será dividida em cinco atos e faz parte das comemorações de aniversário de 345 anos da capital amazonense.

ArenaBoi

Organizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), o evento, que é a terceira noite do Boi Manaus, vai começar às 18h, e terá a presença de 150 artistas diferentes. Estarão na Arena da Amazônia, bailarinos, coreógrafos e corpo técnico do espetáculo. Para a programação, são esperadas cerca de 45 mil pessoas. No dia 18, quando foi realizada a segunda noite do Boi Manaus, estiveram no sambódromo mais de 35 mil brincantes, que dançaram ao som das mais famosas toadas.

ArenadaAmazõnia01

O Diretor de Cultura da Manauscult, José Augusto Cardoso, disse que a festa na Arena será mais que especial por fazer uso da beleza do espaço para a valorização dos artistas locais. “Essa é a oportunidade do Boi Manaus sair de um formato antigo e dar uma oxigenada na própria cultura do boi-bumbá, resgatando o público antigo e conquistando novos adeptos”, afirmou Zezinho.

ZeCardoso



Atos
A maior inovação fica por conta da estrutura do evento, que desta vez será dividido em cinco atos diferentes. Na estrutura de apresentação deles, cada ato será conduzido por uma personalidade local.

boimanaus

No primeiro ato, intitulado ‘Roda de Toadas’, 16 cantores entoarão toadas antológicas para aquecer a noite. Entre os artistas que se apresentam neste ato, estão nomes como Caetano Medeiros, Jardel Bentes e Helen Veras. O ato seguinte, chamado ‘Canto das Yaras’, ressalta a participação feminina no boi-bumbá e vai reunir Luanita Rangel, Mara Lima, Julieta Câmara e Ianayra.

O terceiro ato evidencia os bois-bumbás de Manaus: Garanhão, Corre Campo e Brilhante, em uma apresentação que, de forma compacta, contará com todos os itens individuais de cada boi, como cunhã-poranga, rainha do folclore, pajé, entre outros. Entre as apresentações dos bumbás, haverá a participação de convidados especiais, como Kamayurá, Carlos Batata e Canto da Mata.

Para celebrar a virada do dia 23 para o dia 24, o quarto ato reúne três nomes da música amazonense que se destacam pela interpretação e voz: Edilson Santana, Márcia Siqueira e Zezinho Corrêa. Além disso, o palco da festa também vai receber uma apresentação de dança contemporânea coreografada pela bailarina Adriana Góes. Nesse momento, os cinco bois também se reunirão no palco para saudar a cidade.

Por fim, o quinto ato segue a estrutura do Encontro dos Bumbás, que já fez sucesso em suas edições na Ponta Negra, com a presença de artistas dos bois Caprichoso e Garantido do mesmo item, dividindo o palco. Estarão presentes os apresentadores, levantadores e amos de cada boi. A noite encerra às 3h do dia 24, com os amos do boi Tony Medeiros e Júnior Paulain entoando as toadas de despedida da festa.


SERVIÇO

O quê: Boi Manaus 2014 – Terceira noite -Circuito Arena da Amazônia

Quando: 23/10 (quinta-feira), a partir das 18h

Quanto: Gratuito


 PROGRAMAÇÃO:

ATO I – RODA DE TOADAS

18h-18h30 – Felipe Junior/Paulo Viana/Jardel Bentes/Germano

18h30-19h – Caetano Medeiros/Gaspar Medeiros/Clécio Brasil/Edicarlos

19h-19h30 – Helen Veras/Roberley Assis/Cézar Pinheiro/Hamiraldo da Matta

ATO II – CANTO DAS YARAS

19h30-20h – Luanita Rangel/Mara Lima/Julieta Câmara/Ianayra

ATO III – BOIS DE MANAUS E CONVIDADOS

20h10-20h30 – Kamayurá e Fábio Casagrande

20h30-21h10 – Boi-Bumbá Garanhão

21h10-21h30 – Kuarup e Carlos Batata

21h30-22h10 – Boi-Bumbá Corre Campo

22h10-22h30 – P.A. Chaves e Leonardo Castelo

22h30-23h10 – Boi-Bumbá Brilhante

23h10-23h30 – Canto da Mata

ATO IV – MANAUS 345 ANOS

23h30-00h – Edilson Santana, Márcia Siqueira e Zezinho Corrêa

ATO V – ENCONTRO DOS BUMBÁS – CAPRICHOSO E GARANTIDO

00h10-01h – Israel Paulain e Arlindo Júnior

01h10-02h – Sebastião Júnior e David Assayag

02h10-03h – Tony Medeiros e Júnior Paulain

Comentário

Comentário

%d blogueiros gostam disto: