Go to Top

PROJETO “DO NORTE AO NORTE” POSSIBILITA A INTEGRAÇÃO ENTRE O BELÉM E CANADÁ

EXPOSIÇÕES| O projeto de arte contemporânea “Do Norte ao Norte”, visa uma perspectiva de trocas culturais e criativas entre o Pará e o Canadá, sob a curadoria da canadense Véronique Isabelle.

Durante o mês de novembro, cinco artistas de Quebec realizam diferentes colaborações com espaços culturais de Belém que se desdobram em duas exposições abertas ao público.

Este projeto se inscreve na continuidade do programa de residência elaborado por Jeanne de Chantal Côté e Armando Sobral que desenvolveram, de 2008 a 2010, uma parceria entre o Conseil des Arts et des Lettres du Québec e o Instituto de Artes do Pará, instaurando uma relação privilegiada entre as cidades de Québec e Belém.

Para conhecer mais sobre o projeto e os artistas que participam desta edição, acesse o site http://donorteaonorte.com, e acompanhe o dia-a-dia das residências na página do facebook.

Além de aproximar os Nortes das Américas, a vinda destes artistas a Belém quer possibilitar uma cumplicidade criativa com diferentes parceiros locais.

Allison Moore pratica residência junto a artistas do coletivo Pirão no Casarão dos Bonecos sobre performance e animação e apresenta seu trabalho em uma exposição na Galeria Gotazkaen que inaugura sua nova sede no próximo dia 15 de novembro.

Amélie Laurence Fortin propõe uma produção colaborativa com a equipe do Atelier Arte RP. Hugo Bergeron e Fanny Mesnard desenvolvem trabalhos de pintura no espaço do Fórum Landi, da Universidade Federal do Pará.

Véronique Isabelle fará uma palestra sobre a cena artística contemporânea quebequense no Museu de Artes de Belém, dia 20 de novembro, junto da abertura da exposição coletiva que trará ainda obras de Cynthia Dinan-Mitchell e Dan Brault.

O projeto “Do Norte ao Norte” é uma realização do Conseil des arts et lettres du Québec e do programa Première Ovation da cidade do Quebec. E conta com o apoio do programa de incentivo ao desenvolvimento das relações internacionais para jovens profissionais, Les Offices Jeunesses Internationaux du Québec, do Conseil des arts du Canada, da Maison du Québec à São Paulo e do Centre Engramme, da Sol Informática, do Instituto de Artes do Pará (IAP), da Aliança Francesa e do Museu de Arte de Belém (MABE), bem como com os parceiros Galeria Gotazkaen, Inbust – Casarão dos Bonecos, Fórum Landi, Universidade Federal do Pará e Atelier Arte RP.

 

PROGRAMAÇÃO

8 a 19/11 – Residências

Allison Moore no Casarão dos Bonecos com o coletivo Pirão – performance e animação

Amélie Laurence Fortin no Atelier Arte RP – escultura

Hugo Bergeron e Fanny Mesnard no Fórum Landi – pintura

15/11 – Galeria Gotazkaen – Rua Rui Barbosa, 553

17h Vernissage Mundos Encantados, exposição de Allison Moore

20/11 – Museu de Artes de Belém (MABE) – Praça Dom Pedro II

17h30 Palestra sobre a cena artística contemporânea do Quebec

19h Vernissage Do Norte ao Norte – exposição coletiva

Comentário

Comentário

%d blogueiros gostam disto: