Go to Top

BELÉM RECEBE O SIMPÓSIO “PINHOLE AO CUBO: PROCESSOS, POTÊNCIAS E POSSIBILIDADES”

FOTOGRAFIA| A Associação Fotoativa dá sequência no ano de comemorações de suas três décadas de ação cultural, e convida a todos para o Simpósio “Pinhole ao Cubo: processos, potências e possibilidades”, que acontece no dia 14 de novembro, de 09h às 18h, no Cine Líbero Luxardo.

Para ampliar a discussão que envolve artistas, educadores, agentes culturais, pesquisadores acadêmicos, estudantes e interessados, a Fotoativa convida para compor as mesas de debate, importantes nomes da cena paraense, tais quais os fotógrafos e educadores Alexandre Sequeira e Miguel Chikaoka, além de receber a experiência de Tatiana Altberg que desenvolve o projeto Mão na Lata que inter-relaciona fotografia pinhole e literatura brasileira com crianças do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, e do artista paraense radicado em Brasília, Dirceu Maués que vem à cidade especialmente para falar de seus trabalhos recentes desenvolvidos com a técnica pinhole.

O Simpósio também estimula a reflexão de novos artistas e pesquisadores como Cinthya Marques, educadora e mestranda de Artes na UFPA, e Jeyson Martins artista que vem experimentando em algumas cidades o encontro entre fotografia, grafitti e intervenções urbanas.

As perspectivas do campo da educação também aparecem nas falas do convidado Walter Gomes Jr., um dos coordenadores do programa de formação de professores da Rede Municipal de Educação de Belém a partir do Projeto Fototaxia, realizado pela Fotoativa durante este ano.

Em paralelo às discussões, que acontecem no Cine Líbero Luxardo, no Centur, os participantes podem conferir a Mostra Fotográfica Pinhole ao Cubo, com resultados de todos os participantes que estiveram ‘pinholeando’ em 2014.

A equipe da Fotoativa também prepara o lançamento de um video-relato do projeto, e aponta suas atenções para o próximo ano, quando pretende retornar ao Casarão, na Praça das Mercês, com um calendário rico de atividades.

Com entrada franca, o Simpósio acontece como desdobramento do projeto Pinhole Day Belém, que vem sendo executado pela Fotoativa ao longo dos últimos treze anos, sempre no último domingo do mês abril, agregando uma diversidade de pessoas entorno do fazer e do conviver com o ambiente, o tempo e as imagens. A Lojinha Fotoativa também estará participando, e promete novidades!

Onde: Cine Líbero Luxardo – CENTUR. Av. Gentil Bittencourt, 650,

Quando: 14/11 (sexta), das 9h às 18h

Informações: 55 91 3202 4321

E-mail: cinelibero@gmail.com/ http://cineliberoluxardo.blogspot.com

Comentário

Comentário

%d blogueiros gostam disto: