Go to Top

“OS PÁSSAROS – A MÚSICA E O TEATRO POPULAR DO PARÁ” É LANÇADO NA NOITE DE ONTEM (21/11) EM BELÉM

MULTIMÍDIA│ Na noite de ontem (21/11), o Instituto de Artes do Pará apresentou  “Os pássaros – A música e o teatro popular do Pará”, projeto multimídia composto por livreto, CD e DVD, criado para resgatar e fazer reconhecer o trabalho dos grupos de pássaros juninos.

O lançamento conta com show dirigido por Félix Robatto, onde estarão presentes: Ana Clara Matos, Richelli Rodrigues, Nanna Reis, Larissa Leite, Camila Honda, Adriana Cavalcante, Aíla, Reginaldo Viana, ProeFex e Cronistas da Rua. Tudo gratuito, a partir das 20h, no anfiteatro do Instituto de Artes do Pará.

Realizado entre os anos de 2012 e 2013, o projeto foi criado para que os Pássaros Juninos, manifestação cultural realizada exclusivamente no Pará, há quase quatro décadas, volte a ter a importância e o reconhecimento que teve no passado.

O projeto apresenta como resultado um material multimídia de livreto, CD e DVD, contando de forma abrangente o conceito da manifestação, como ela foi criada e sua importância para os brincantes e guardiões dos Pássaros Juninos.

O projeto inclui ainda um CD tributo, com direção musical de Félix Robatto. O disco foi proposto com a ideia de aproximar a manifestação a um novo segmento de público. Nele estão releituras de músicas do repertório dos Pássaros Juninos, interpretadas por músicos contemporâneos de Belém, como Camila Honda, Felipe Cordeiro, Keila Gentil, Adriana Cavalcante e outros.

Nascida na Belle Époque por volta do ano 1900, a manifestação dos Pássaros Juninos surgiu dos grandes espetáculos de ópera, dentro do Theatro da Paz, à época da efervescência cultural de Belém, impulsionada pelo ciclo econômico da borracha. Seus criadores eram os profissionais da coxia, os camareiros, serventes e demais trabalhadores que viam os espetáculos apenas pelos bastidores e resolveram criar sua própria versão, encenando-a nos bairros de periferia onde moravam.

A manifestação folclórica é considerada a única tipicamente de Belém. Os cordões de Pássaros Juninos viveram anos de grande apogeu, mas nas quatro últimas décadas, mas desde que perdeu o local onde se apresentava, o Teatro São Cristóvão, a manifestação perdeu sua força.

Por entender e importância, desde 2011 o Instituto de Artes do Pará vem dando apoio e promovendo cursos e oficinas de aperfeiçoamento aos artistas fazedores dos Pássaros Juninos, resgatando e fortalecendo a tradição; inclusive com iniciativas como a Revoada dos Pássaros, idealizada pelo professor João de Jesus Paes Loureiro e realizada anualmente pelo IAP, para valorizar a manifestação popular.

Com direção musical de Luiz Félix Robatto, o CD faz um tributo aos pássaros juninos. Félix conta que a ideia principal foi a de trabalhar as músicas dos pássaros juninos com uma nova roupagem, botando gente nova na música do Pará para interpretar. O CD conta com participações de Felipe Cordeiro, Keila Gentil, Camila Honda, Adriana Cavalcante e outros nomes do atual cenário musical de Belém.

 

SERVIÇO

 

Show de lançamento do CD e DVD do Projeto “Os pássaros – A música e o teatro popular do Pará”

Com: Félix Robatto, Camila Honda, Ana Clara Matos, Nanna Reis, Richelli Rodrigues, Larissa Leite, Adriana Cavalcante, Aíla, Reginaldo Viana, ProeFx e Cronistas de Rua.

Data: 21 de novembro de 2014

Hora: 20h

Local: Anfiteatro do IAP – Praça Justo Chermont, 236.

Entrada franca.

 

Comentário

Comentário

%d blogueiros gostam disto: