Go to Top

CINECLUBE ALEXANDRINO MOREIRA EXIBE “POR TERRA, CÉU E MAR” E “SEMENTES DE OURO NEGRO” NESTA SEGUNDA, 1 DE DEZEMBRO

DOCUMENTÁRIO│ Neste mês de dezembro, o Cineclube Alexandrino Moreira realiza a programação especial de encerramento das atividades do ano de 2014 e exibe nesta segunda-feira, 1 de dezembro, “Por Terra, Céu e Mar” de Hilton Silva e Alan Rocha e “Sementes de Ouro Negro” de Carlos Barreto.

As sessões serão realizadas no teatrinho do Instituto de Artes do Pará, a partir das 19h e com entrada franca.

O documentário de Hilton Silva e Alan Rocha faz um registro histórico sobre a atuação dos combatentes amazônidas/paraenses na II Guerra Mundial e o Contingente da Amazônia, tema ainda pouco investigado. Através de depoimentos e fotografias, os pracinhas revelam os desafios do combate, a forte relação de companheirismo e a necessidade de manutenção dos valores sociais e morais durante e após a guerra.

Já em “Sementes de Ouro Negro”, Carlos Barreto retrata a história de Francisco de Melo Palheta, sargento-mor da força provincial do Grão-Pará, que em 1728 tinha uma dupla missão para desempenhar na Guiana Francesa: atestar a manutenção de um marco territorial na fronteira da província com o território francês e trazer para o Brasil sementes do café. A primeira etapa da missão era oficial, está documentada, mas a segunda não.

 SERVIÇO

O que: Cineclube Alexandrino Moreira exibe “Por Terra, Céu e Mar” de Hilton Silva e Alan Rocha e “Sementes de Ouro Negro” de Carlos Barreto

Quando: 1 de dezembro de 2014

Horário: 19h

Onde: Teatrinho do IAP – Praça Justo Chermont, 236

Entrada franca.

Comentário

Comentário

%d blogueiros gostam disto: