Go to Top

MINC REALIZA SEMINÁRIO PARA GESTORES E COMUNIDADES DOS CEUS

SEMINÁRIO│ Aberto ao público, o evento será um grande encontro com a participação dos gestores e comunidades dos 351 Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs), construídos e em construção, nas 27 unidades da Federação.

O objetivo do Seminário é integrar o conjunto de ações do Ministério da Cultura (MinC) no sentido de fomentar e orientar a Mobilização Social e a Infraestrutura, nos municípios contemplados com o programa CEUs. 

O público-alvo são os gestores e lideranças comunitárias e da sociedade civil que atuam nos territórios dos CEUs, além de gestores públicos em geral e de Ongs, associações, cooperativas das diferentes áreas de atuação do Programa, como Cultura, Educação, Assistência Social, Segurança Pública, Esporte e Saúde. 

Os gestores terão uma grande oportunidade para receber capacitação em temas como obras, equipamentos e mobiliário, mobilização social e gestão (incluindo a nova Portaria 95/2014), atas nacionais para aquisição de equipamentos e mobiliário e o Sistema de Gestão online.

Outro tema importante a ser debatido nos dois dias do evento é a participação social. O Programa CEUs prevê a representação, no grupo gestor do equipamento, tanto do poder público, no caso a prefeitura, como das comunidades envoltórias do CEU e da sociedade civil. Essa gestão tripartite busca estreitar a relação entre gestores e comunidades beneficiadas pelo Programa, ampliando as possibilidades de diálogo na elaboração da programação e no uso dos CEUs. Em debate, os limites, avanços e desafios de uma gestão mais horizontal e aberta à ampla participação da sociedade.

Também estarão representados no Seminário os ministérios parceiros do Programa CEUs: Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Trabalho e Emprego (MTE), Justiça (MJ), Esporte (ME) e Planejamento (MPOG), que deverão apresentar os programas setoriais a serem direcionados aos CEUs após a inauguração. Também serão apresentadas as propostas de apoio aos CEUs da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC/MinC) e da Secretaria de Economia Criativa (SEC/MinC).

As inscrições para participar do Seminário ainda estão abertas e podem ser feitas por formulário eletrônico. 

 

SERVIÇO:

O QUE: Seminário Nacional de Capacitação para Gestores e Comunidades dos CEUs

QUANDO: 02 e 03 de dezembro de 2014, das 9hs às 18hs 

ONDE: Funarte Brasília – Via Eixo Monumental, Lote 2, Setor de Divulgação Cultural, Brasília – DF – CEP 70.070-350

INFORMAÇÕES: (61) 2024-2915 / 2859

 

Comentário

Comentário

%d blogueiros gostam disto: