Go to Top

LUGAR “UMA DE ARTES”: UM ESPAÇO PARA DIVULGAÇÃO DE ARTES CÊNICAS

ARTES│ A capital amazonense cresce em cultura e ganha em dezembro um novo espaço para divulgação de artes cênicas. Impregnado de história local, ‘O Lugar Uma de Artes’ é uma iniciativa do artista amazonense Francisco Rider e faz parte do ‘Projeto Cênico Corporal Uma’.

Localizado rua Joaquim Nabuco, número 1.436, o casarão era a antiga residência da Senhora Catarina, uma francesa que atuou como professora de Francês em Manaus. O espaço tem quintal com fundos para os jardins do Prosamim.

Os arcos que remetem a uma capela ou mesquita compõem a arquitetura do lugar que Francisco Rider escolheu para divulgar seus próprios trabalhos cênicos.

A ideia do artista com experiência internacional é também promover ações de investigação e experimentação artística da cena local.

Envolvido com o teatro desde os 15 anos de idade, Francisco Rider acumula mais de 30 trabalhos cênicos ao longo de sua carreira. O artista traz, em sua bagagem, prêmios nacionais e internacionais. Por quase 10 anos, morou na cidade de Nova York.

Em 2006, ao retornar ao Brasil, Rider decidiu fixar residência onde nasceu, Manaus. Já na capital do Amazonas, ele vislumbrou criar obras cênicas contemporâneas na Amazônia, o Projeto Cênico Corporal Uma. Segundo Francisco “o Amazonas é a melhor opção para sair do saturado eixo cultural Rio de Janeiro/ São Paulo. 

“O Lugar Uma de Artes Rider, era o que faltava para nosso projeto”, disse o artista, acrescentando que é importante investir no futuro artístico da capital. “Quem ganha é a cultura”, destacou. Segundo o artista, a iniciativa do espaço é justamente para contribuir com o crescimento e para novas experimentações artísticas.

“O espaço estará aberto para receber ensaios, performances, encontros e exibições de arte de outras companhias, grupos e criadores parceiros”, assinalou Francisco Rider.

O novo espaço cultural será inaugurado no dia 10 de dezembro a partir das 20h.

A festa de lançamento será marcada com a temporada ‘Fita/Corpo’, contemplado em 2013, com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna e pelo Programa de Apoio às Artes (Proarte). O mais recente trabalho de Rider fica em cartaz no espaço até o dia 21 de dezembro. 

Foto: Acervo pessoal/Francisco Rider

Comentário

Comentário

%d blogueiros gostam disto: