Go to Top

ESPETÁCULO “IGUAL A TI SEM QUERER” ABORDA INDIVIDUALIDADE NO TEATRO UNIVERSITÁRIO CLÁUDIO BARRRADAS EM BELÉM

TEATRO| O desafio de criar um grupo de dança preservando a subjetividade individual de cada um dos componentes. Esta é a proposta do espetáculo “Igual a Ti Sem Querer”, realizado pelos alunos da do primeiro ano do curso técnico em Dança da Escola de Teatro e Dança da UFPA, em que os bailarinos mostrarão no palco o resultado de um questionamento: até que ponto a pessoa é fiel aos seus princípios quando se relaciona em grupo?

O espetáculo se estende até o dia 14 no Teatro Universitário Cláudio Barradas, demorou quatro meses para ser construído, com atuação de dezessete bailarinos, que têm práticas de dança e histórias de vida diferentes.

Alguns têm experiência no balé, outros com dança contemporânea, uns vêm da dança de rua e outros, de danças afro-brasileiras.

A beleza do espetáculo está nessa miscigenação de valores e técnicas, que acabou se tornando o tema do que eles vão apresentar, abordando as várias maneiras de viver em grupo: quem é ignorado, quem se impõe, quem tem carisma natural, quem se adapta a diferentes grupos e quem estaria em um plano diferente dos demais. 

Um tema complexo, elaborado através da dança, e que exigiu uma dedicação especial da equipe para que conseguisse, através da arte, a intensidade exata.

O legal é que no processo de transformação desta temática em dança, houve o aproveitamento das experiências de cada bailarino, mesclando-as com coreografias criadas pelo professor Paulo Paixão. Essa combinação evidencia os aspectos particulares da dança de cada um e o que é partilhado por todos, gerando uma dinâmica de contrastes de movimento quase simbólica, assim como acontece nas relações nos grupos sociais.

O cenário, obra dos professores Aníbal Pacha e Bruce Macedo, faz alusão a um ringue de luta. Já o figurino usa tons pastéis versus cores fortes, ideia das professoras Ézia Neves e Lene Santos. Para criar uma atmosfera de luz e sombra, Natacha Leite fez a iluminação, além do trabalho dos estagiários do curso de Licenciatura em Teatro Evy Loyola, Fabrício de Souza e Max Kallew, que trabalharam a interpretação dos bailarinos.

 

SERVIÇO

Espetáculo: Igual a Ti Sem Querer, da Escola de Teatro e Dança da UFPA

Quando: Até o dia 14 de dezembro, às 19h30

Onde: Teatro Universitário Cláudio Barradas (Av. Jerônimo Pimentel, esquina com Dom Romualdo de Seixas/ Belém-Pará)

 

Comentário

Comentário

%d blogueiros gostam disto: