Go to Top

PAULO NUNES LANÇA “GITOS, MEUS MINICONTOS AMAZÔNICOS” NA NOITE DE ONTEM EM BELÉM

LITERATURA| Na noite desta quarta-feira (10/12), Paulo Nunes lança “Gitos, meus minicontos amazônicos”, uma obra que se sustenta no recontar de mitos amazônicos com a proposta da poética minimalista.

São 17 mitos recontados, com as ilustrações coloridas de Cláudia Cruz. Editado em papel couche pela Editora Pakatatu, com pequeno comentário de Nathália Cruz, autora de dissertação sobre A literatura de Paulo Nunes.

O livro, que contém 39 páginas, é dedicado aos avós do poeta. Algumas localidades amazônicas são evocadas na obra, referendando o locas mágico da região norte do Brasil.

Paulo Nunes é paraense de Belém. Professor da Universidade da Amazônia, Belém, Pará; estuda autores da lusografia: africanos de língua portuguesa e os afropararenses, bem como a literatura brasileira de expressão amazônica. Seu trabalho deságua em 2 fontes: a literária e a didática.

Entre os didáticos, destaca Texto e Pretexto, estudo de autores amazônicos, trabalho pioneiro voltado aos alunos do nível médio de ensino, em parceria com Josebel Akel Fares, Josse Farese Rey Vinas, 1988/1992. Coautor de Do Texto ao Texto, fruto de projeto de regionalização de didáticos da SEUC-PA).

Entre os textos literários, destacam-se: Banho de Chuva (Amazônia vídeo e livros), 5 edições, recebeu o selo Salas de Leitura/Bibliotecas Escolares do MEC. O Mosquito qu’engoliu o boi, ilustrado por Emanuel Franco (Paka-Tatu editora), Baú de bem-querer (Paulinas, indicado ao Jabuti de ilustração, 2006). Ou: poemas não são linguagens (edição do autor, 2010).

Tem textos vertidos para o inglês por James Bogan e Stefan Tobler. Paulo Nunes participou, na década de 90, do projeto o Escritor na cidade da Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro; tem ensaios publicados em diversas revistas nacionais de literatura. Informações: 91 4008 0007 ou www.foxvideo.com.br

Comentário

Comentário

%d blogueiros gostam disto: