Go to Top

CIRCUITO TELA VERDE ESTÁ COM INSCRIÇÃO ABERTA ATÉ O DIA 20 DE DEZEMBRO

 

EDITAL| O Ministério do Meio Ambiente (MMA) recebe até o dia 20/12 vídeos com a temática socioambiental para compor a 6ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente – o Circuito Tela Verde.
Cineastas profissionais e amadores têm uma boa oportunidade para mostrar seu talento. O circuito é uma iniciativa do Departamento de Educação Ambiental (DEA), da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC) do Ministério do Meio Ambiente (MMA), realizada em parceria com o Ministério da Cultura.
O objetivo da mostra nacional é divulgar e estimular atividades de educação ambiental, participação e mobilização social por meio da produção independente audiovisual.O Circuito Tela Verde procura atender às demandas de inúmeras instituições que buscam, no Ministério do Meio Ambiente, materiais que subsidiem suas ações de Educação Ambiental.
“A produção audiovisual é um recurso importante de educação ambiental e mudança, desde a sua realização, quanto mais crítica e comunitária se constituir, até a sua exibição, envolvendo reflexão, debate e incentivo à ação”, destaca o diretor do Departamento de Educação Ambiental do MMA, Nilo Diniz.
VÍDEOS

Os vídeos podem ser documentários, curtas, vinhetas, animações, produzidos a partir de filmadoras, câmeras de celular, digitais ou qualquer outro equipamento que capture imagem e som. Escolas, redes de meio ambiente e educação ambiental, estruturas educadoras, entidades da sociedade civil, comunidades e produtores podem participar.
Os vídeos selecionados farão parte de um kit composto por guia de orientação para realização da mostra, contendo as sinopses dos filmes; cartaz e adesivo para identificação dos espaços exibidores e DVDs, contendo os vídeos. Esse material será distribuído para todos os espaços exibidores cadastrados e espalhados por todo Brasil.

Os interessados devem entrar na página do Circuito Tela Verde e preencher as fichas de cadastro e dados dos filmes. Também deverão assinar um Termo de Cessão de Direitos. Esse termo deve ser enviado, juntamente com o vídeo em formato DVD (extensão.VOB), ao Departamento de Educação Ambiental do MMA (Esplanada dos Ministérios, Bloco B, 9º andar, sala 953, CEP: 70.068-901, Brasília-DF). Não serão selecionados vídeos que já participaram de outras edições. Serão escolhidos, no máximo, dois vídeos por instituição, exceto curtas.
Os critérios de classificação dos filmes incluem: clareza nas informações sobre o vídeo, impacto do filme, abordagem crítica, qualidade de áudio e vídeo, potencial do vídeo para ser aproveitado em processos de educação ambiental, duração e ano de produção do vídeo, e uso de recursos como legenda ou outros, que contribuam para a inclusão de públicos específicos.

A edição contou com mais de mil espaços exibidores em todo o país, além de algumas localidades no exterior. O público do circuito é composto, em geral, por estudantes de todos os níveis (fundamental, médio e superior), professores, ambientalistas, servidores públicos, representantes de movimentos sociais, técnicos e funcionários de instituições ou empresas privadas.
Use o formulário para enviar seu vídeo para participar do Circuito Tela Verde.

Comentário

Comentário

%d blogueiros gostam disto: