Go to Top

PALÁCIO ANTÔNIO LEMOS – MUSEU DE ARTE DE BELÉM RECEBE VER-O-PESO: REGISTROS E MEMÓRIAS

EXPOSIÇÃO│ A Fundação Cultural do Município de Belém através do Museu de Arte de Belém, comemora o 399º Aniversário de Belém no dia 12 de janeiro de 2015, presenteando a Exposição: Ver-o-Peso: registros e memórias, homenageando o maior cartão postal da cidade.

A exposição apresenta a exibição inédita do documento de contrato entre a Intendência Municipal e a empresa La Rocque & Cia sobre o processo de construção do Mercado de Ferro do Ver-o-Peso, iniciado em 1899, período em que Antonio Lemos era o Intendente Municipal.

Exposiçaõ01

O documento de contrato foi restaurado por iniciativa da Prefeitura de Belém em parceria com a Associação dos Amigos dos Arquivos Públicos do Pará.

Exposição02

Esta exposição apresenta também as fotografias de Pierre Verger, pertencentes ao acervo do Museu de Arte de Belém, realizadas em 1948, quando da estadia do fotógrafo francês em Belém.

Expsoição03

Pierre Verger ao passar por aqui, se encantou com a gente e as paisagens do Ver-o-Peso. Sua fotografia advém de intuição e espontaneidade, a qual independe de consciência intencional.

As imagens em “flagrante delito” com cuidadosa construção geométrica e pictórica das velas das embarcações e da gente do Ver-o-Peso é a marca das fotografias desta exposição comemorativa.

Fotos: Carlos Pará (REVISTA PZZ-ARTE-EDUCAÇÃO-CULTURA)

 

O que: Exposição: Ver-o-Peso: registros e memórias

Quando: 12 de janeiro a 27 de abril de 2015

Onde: Palácio Antônio Lemos/ Museu de Arte de Belém- Praça D. Pedro II- Cidade Velha- Belém do Pará

 

Comentário

Comentário

%d blogueiros gostam disto: