Go to Top

QUEM FOI DESTAQUE NA CULTURA AMAZÔNICA EM 2014

CULTURA| O ano de 2014 foi marcante em vários segmentos artísticos no Estado do Amazonas. Entre os diversos acontecimentos, destacamos 12 agentes culturais e artistas que estão diretamente ligados a estes fatos marcantes que reafirmaram a importância, imponência e a beleza da Cultura Regional.

ZeCardoso

José Augusto Cardoso – Compositor e Diretor da Fundação de Cultura, Turismo e Eventos do Município de Manaus (MANAUSCULT), teve a Toada de sua autoria “Mérito de Paixão” aprovada na Associação Folclórica Boi Bumbá Caprichoso, fazendo parte do CD e DVD 2014, sendo a Toada mais executada nos ensaios denominados Bar do Boi; idealizador do Boi Manaus 2014, tradicional festa em comemoração ao Aniversário de Manaus, que levou uma multidão de quase 25 mil pessoas a Arena da Amazônia.

arlindo

Arlindo Júnior – O Artista e vereador da Cidade de Manaus, presidente da Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico, movimentou a Câmara Municipal para discutir a Lei de Incentivo à Cultura, conquistou a aprovação do Projeto de Lei de sua Autoria que institui o Festival Folclórico do Amazonas como Patrimônio Cultural do Município de Manaus e aprovou emenda ao Orçamento para Danças Folclóricas de Manaus para o ano de 2015.

rosa

Rosa dos Anjos – Artista Plástica, com trabalhos expostos na França, Itália e Espanha, assim como em todo Brasil, Presidente da Associação de Cultura do Estado do Amazonas (ACEAM), conquistou para a Classe Artística Amazonense o Espaço Público Largo de São Sebastião para realizar o Projeto “Pintura ao Vivo no Largo”; executou o Projeto de sua autoria “Praça das Onças” na cidade de Tefé, interior do Amazonas; inseriu a Arte Urbana na Decoração Natalina de Manaus através de convite feito a Graffiteiros para confeccionar painéis.

1

Rui Machado – O Compositor, poeta e renomado Artista Plástico, que tem suas obras, que retratam a Cultura Amazônica, espalhadas por todo mundo, fechou o ano de 2014 com o sucesso da exposição intitulada PACHAMAMA, onde 10 de suas 12 obras expostas foram vendidas no primeiro dia de Exposição no comentado Pátio Gourmet.

IMG_8913

Pedrinho Ribeiro – Saiu em Turnê pelo Amazonas, Pará e Amapá com seu incrível CD Igarapé dos Currais, levando o melhor da música amazonense para um grande público que lotou todas as apresentações.

davidAssayag

David Assayag – O Levantador oficial do Boi Caprichoso, considerado a Voz da Amazônia pela beleza e peculiaridade de seu Timbre, se mantém indelével como principal representante do segmento musical no Estado do Amazonas. Participou como convidado especial da Gravação do DVD da Banda Calypso em Belém do Pará.

wer

Wernher Botelho – O consagrado artista dos artistas, sempre confeccionando peças e trajes exclusivos e incríveis para seus clientes de todo o mundo. Wernher é artista plástico, carnavalesco e produtor de moda. Entre seus trabalhos destacam-se as criações para as escolas de samba Nenê de Vila Matilde, Gaviões da Fiel e Leandro de Itaquera em SP. Em Manaus as escolas de samba Vitória Régia, Coroado e Balaku Blaku e em Parintins assina trajes do Boi Bumbá Caprichoso.

keynes

Keynes Breves – Encerrou brilhantemente sua gestão frente ao MM – Movimento Marujada, com as contas aprovadas e reconhecimento público notório de seu conhecimento sobre o Boi Caprichoso, habilidade com sócios, torcedores, turistas e imprensa. Com criatividade e competência estabeleceu agenda de uma série de eventos durante o ano todo, fortalecendo a Cultura Regional; ainda transformou a Digital Folha de Parintins em um Periódico Físico.

ianayra

Ianayra – A Cantora realizou o show de abertura do FIFA FAN FEST no Anfiteatro da Ponta Negra, fazendo todo o público dançar ao som do “Dois pra Lá, Dois pra Cá”, e sua indumentária com elementos regionais fizeram sucesso e chamou atenção de todos, sendo destaque de Sites, Blogs e Portais Nacionais.

susana

Susana Claúdia – Produtora Cultural, vice-presidente da Associação de Cultura do Estado do Amazonas (ACEAM), realizou a impecável e comentada Produção Musical, Cenográfica e Produção Cultural do10⁰ Congresso Brasileiro de Cooperativismo de Crédito (CONCRED 2014). Teve Três (03) Projetos Culturais de sua autoria selecionados por Editais da Manauscult (2014).

riva

Rivaldo Pereira – Não há como imaginar uma festa bem organizada em seus mínimos detalhes sem a capacidade criadora e o planejamento estratégico de Rivaldo Pereira. Especialista em eventos Carnavalescos e Bovinos tem o dom de transformar a mais singela comemoração em um “Acontecimento do Ano”. Sua competência administrativa também foi comprovada em seu mandato frente a Presidência do MAG – Movimento Amigos do Garantido, onde manteve o Boi Bumbá Garantido em evidência durante toda sua gestão.

mara02capa

Mara Lima – De voz e presença de palco inconfundível, a cantora, compositora e arranjadora que marca a presença feminina entre os cantores de Boi Bumbá. Transita tranquilamente entre o Erudito e o Popular, é referência quando se pensa em realçar a beleza dos mais variados tipos de canção como MPB, MPA, Românticas Nacionais e Internacionais, Italiana, Samba, Carimbó, Salsa, Bolero, Sertanejo, Forró, Flash Back, Cirandas e outros gêneros.

Comentário

Comentário

%d blogueiros gostam disto: