Go to Top

PREFEITURA DE MANAUS LANÇA CAMPANHA DE DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E ADOLESCENTE

PROTEÇÃO| A Prefeitura de Manaus lançou nesta sexta-feira (06/02), a Campanha Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – Carnaval 2015, no Parque Cidade da Criança.

foto Ingrid Anne 06.02.2015  (179)_1

O Clima de comoção e emoção envolveu a cerimônia de lançamento da Campanha intitulada “Não Desvie o Olhar”. Em seu discurso, diversas vezes o Prefeito Arthur Virgílio Neto embargou sua voz e teve sua fala interrompida pelas lágrimas que desciam seu rosto. Ficou evidente a preocupação e a sensibilização à causa por parte da atual Gestão Municipal, que não mede esforços e investimentos na proteção da integridade física e psicológica das crianças e adolescentes de Manaus.

bannerFoto

A Primeira Dama e Titular da SEMASDH Goreth Garcia Ribeiro convocou toda sociedade e os Órgãos Públicos de Fiscalização para auxiliar e denunciar todo e qualquer tipo de violência contra as crianças e adolescentes e agradeceu o envolvimento e dedicação dos diversos setores organizados da sociedade e entidades acolhedoras destas crianças e adolescentes com seus direitos violados.

O trabalho será realizado por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos – SEMASDH – e é continuidade da Campanha de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes lançada pela Prefeitura de Manaus em 2014.

No ano passado, foram promovidas atividades como panfletagem, bandeiraço, caminhadas e até uma carreata, que reuniu mais de 200 veículos.

Este ano, firmando ainda mais o compromisso da Prefeitura de Manaus em proteger crianças e adolescentes em situação de risco, a ação ganha status de campanha municipal, integrando ainda mais os órgãos e parceiros para a sensibilização da população.

Goreth Garcia Ribeiro, responsável pelas ações, destaca a importância do envolvimento de todos na campanha. “Ano passado tivemos muito sucesso em nossas mobilizações. Mas, sentimos que ainda é necessário o envolvimento e sensibilização de outros parceiros. A campanha municipal chega para firmar o compromisso da prefeitura com a Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes. Uma oportunidade para a sociedade ficar sempre atenta, de olho em qualquer situação de violação de direitos”, afirmou.

Como estratégia de ação, assistentes sociais, psicólogos, abordadores sociais, conselheiros tutelares e voluntários vão atuar em pontos de grande concentração de pessoas, como bandas de rua, desfiles das escolas de samba, Carnaboi e trechos de entrada e saída da cidade.

Uma grande campanha de comunicação também foi elaborada para chamar a atenção da cidade. Viadutos receberão peças publicitárias e grandes banners e painéis serão instalados. Já os agentes que irão atuar na sensibilização vão estar com ventarolas coloridas, camisas, bandeiras e adesivos para carros com mensagens da campanha.

O trabalho das equipes de abordagem consiste em ações de sensibilização para que todos contribuam com o enfrentamento à exploração de crianças e adolescentes. Além disso, os servidores e conselheiros tutelares farão a identificação das crianças e adolescentes em situação de risco ou irregular e as levarão até uma base para que passem por uma triagem, onde deverão aguardar pelos pais ou responsáveis notificados pelo Conselho Tutelar. Caso não seja possível o contato imediato com os familiares, as crianças serão dirigidas ao Serviço de Acolhimento para Crianças e Adolescentes sob Medida Protetiva – SAI Criança e Adolescente ou entidades parceiras.

Foto: Ingrid Anne

 

Comentário

Comentário

%d blogueiros gostam disto: