Go to Top

ELF GALERIA RECEBE A MOSTRA “BOCA DE CENA” DE RUMA DE ALBUQUERQUE

MOSTRA| No dia 28 de fevereiro, a Elf Galeria (Belém), recebe a mostra de pinturas que foi concebida na paz de uma apresentação de música de câmara, quando baixava o Pano de Boca e o movimento das volutas do Theatro da Paz, onde sua expressão barroca representou no imaginário do artista as águas dos rios cortadas pelas vigilengas.

Naquele momento surgiu o que o artista buscava, num verdadeiro encontro das artes com os signos que ele vinha trabalhando em sua pesquisa sobre os elementos presentes nas embarcações que cruzam os nossos rios.

A voluta é uma forma em espiral presente na arquitetura, segundo identifica a formação acadêmica do artista, e serve como objeto de adorno no arremate de colunas e de corrimões e, também, pode ser descrita por muitas voltas seguidas.

Este elemento foi associado pelo artista ao movimento que se reproduz nas águas cortadas pelas embarcações amazônidas e imediatamente incorporado ao curioso processo pictórico que Ruma desenvolve.

Com a incorporação das volutas na pintura a geometrização das telas adquiriu elegância, emoção, sofisticação e compõe com a simplicidade das marcas deixadas pela ação do tempo e das águas nas madeiras dos barcos, contrastes e harmonias de cores e texturas.

As volutas trouxeram, também, um ar de dramaticidade às pinturas, fazendo conviver no mesmo espaço o espetáculo que reside no interior do teatro, com o espetáculo que a natureza oferece, e que se vê a partir do encontro das ondas nos cascos dos barcos.

A aproximação dos movimentos das águas com as volutas, aliada à transformação da noção de espaço, na perspectiva clássica, permite a coexistência de elementos que pareciam tão distantes do diálogo, mas que amadurecidos no pensar e no fazer de Ruma de Albuquerque, demonstram que ele avança profundamente no seu ofício e produz, com acréscimos, uma arte singular e de excelente qualidade. 

 

Onde? Elf galeria- Av. Governador José Malcher, Vila Bolonha, 60 -Nazaré

Abertura p/ convidados: dia 28/02 (sábado), das 11h às 14h

Visitas até 28/03: Segunda a sexta- de 10 às 19h/ Sábados- 10 às 14h.

 

 

 

 

 

 

Comentário

Comentário

%d blogueiros gostam disto: