Go to Top

ACADEMIA AMAZONENSE DE LETRAS (AAL) LANÇA “LIRA DA MADRUGADA” NESTE SÁBADO (14/03)

CULTURA| No próximo sábado (14/03) a Academia Amazonense de Letras (AAL) lança uma obra que trata de História, poesia e música que se combinam em “Lira da Madrugada”.

O CD-livro, de autoria de Mauri Mrq e Zemaria Pinto, enfoca a trajetória do Clube da Madrugada, a partir da história do movimento lítero-cultural e da produção poética de seus representantes de várias gerações. A publicação é da editora Coreli e Jiquitaia.

Combinado de CD e livro, com projeto gráfico de Rômulo Nascimento, “Lira da Madrugada” reúne na verdade três produtos. O disco traz 16 canções, compostas a partir de poemas de 15 escritores do Clube da Madrugada, num trabalho capitaneado pelo artista e compositor Mauri Mrq, com a colaboração de Zemaria Pinto e de especialistas no segmento musical.

A seleção de poesias ficou a cargo de Mauri Mrq, e reúne nomes que participaram do Clube da Madrugada em diferentes momentos. Thiago de Mello, mais velho dos autores escolhidos, aparece com “O testemunho – III – Amar”, enquanto Max Carphentier, o mais novo, integra a seleção com “Do Urutau – A Coroa de Anunciação XXI”.

A seleção tem ainda poemas de autoria de Moacir Andrade, Almir Diniz, Jorge Tufic, Elson Farias e Astrid Cabral, além dos saudosos Anísio Mello, Antísthenes Pinto, Farias de Carvalho, Alencar e Silva, L. Ruas, Alcides Werk, Ernesto Penafort e Luiz Bacellar – que teve dois de seus poemas musicados por Mauri Mrq no álbum, “Rondel do Tucumã [XXIV]” e “Rondel do Cupuaçu [XXVI]”.

Já o livro “Lira da Madrugada”, em formato dupla-face, agrupa dois títulos diferentes: um deles conta a história do projeto e a trajetória artística de Mauri Mrq, trazendo ainda as cifras das músicas contidas no CD; o outro é uma análise da formação histórica do Clube e sua trajetória, de autoria de Zemaria Pinto. A obra traz também análises dos poemas do CD e reproduz, pela primeira vez em livro, o “Manifesto Madrugada”, divulgado originalmente em 1955, na “Revista Madrugada”, um ano após a fundação do Clube.

Foto: Lucas Silva

 

SERVIÇO

O que: Lançamento do CD-livro “Lira da Madrugada”, de Mauri Mrq e Zemaria Pinto

Onde: Academia Amazonense de Letras, rua Ramos Ferreira, 1.009, Centro

Quando: Sábado, dia 14, às 10h

Quanto: Gratuito e aberto ao público em geral, observando traje esporte. O CD-livro poderá ser adquirido ao preço promocional de lançamento de R$ 40

Informações: (92) 3342-5381

 

Comentário

Comentário

%d blogueiros gostam disto: