Go to Top

SESC SANTARÉM REALIZA “ARTE NA CUIA” E PROGRAMAÇÃO CULTURAL NESTA SEXTA-FEIRA (20/03)

CULTURA| O Serviço Social do Comércio (SESC) de Santarém realiza nesta sexta-feira (20/03) programação cultural, com show musical, voz e violão, e a exposição “Arte na Cuia” do artista Emanuel Camargo Fona que retrata com maestria a história das belíssimas cuias de Santarém, sua importância na culinária e no artesanato, além de uma nova leitura frente ao processo literário, utilizando-as nas narrativas e na arte de contar de histórias amazônicas.

sesc05

Camargo Fona retrata de forma brilhante em uma coleção de trinta e duas cuias, a realidade cabocla, os cenários dos ribeirinhos da imensidão da Amazônia, da biodiversidade e a riqueza das cores, além de biografar de forma simples, a história de sua família sempre envolvida nas artes, seja na Pintura, Escultura, Artesanato ou mesmo no cenário Musical.

sesc02

Ainda faz parte da exposição um momento interativo com o público, onde será contada a história “A Piraíba do Trapiche” junto ao público presente, dividida em cenas registradas em pinturas na parte interna de 15 cuias, que podem manipuladas pelos visitantes.

sesc06

A música “Cuias de Santarém” de 1925 de Raimundo Fonna e Felisbelo Sussuarana comprova a importância histórica desse artesanato no cenário artístico cultural tapajônico: “São afamadas/ São procuradas/ As belas cuias de Santarém!/ Cuias bordadas/ Cuias pintadas/Como estas minhas ninguém as tem”.

sesc03

A impecável organização está sob a responsabilidade do notório Artista Visual Egon Pacheco, que foi o extraordinário anfitrião da equipe do Portal Cultura Amazônica, Cleiton Assis, Ianne Monteiro e do próprio artista Emanoel Camargo Fona.

sesc07

A exposição continua até o dia 10 de abril, aberta de segunda a sexta-feira das 08: 00h às 21: 00h, e aos sábados, das 08:00h às 12:00h.

sesc08

 

SERVIÇO:

O que: Exposição “Arte na Cuia”

Onde: Espaço Arte Mocoronga- Sesc Santarém- Rua Wilson Dias da Fonseca, 535- Centro- Santarém/Pará

Quando: 20 de março- 19: 30h

Quanto: Entrada Gratuita

 

Comentário

Comentário

%d blogueiros gostam disto: