Go to Top

PROJETO VIDEODANÇA AMAZÔNIA CHEGA EM MANAUS COM OFICINA E MOSTRA COMENTADA

VIDEODANÇA| Com apoio da Funarte – Fundação Nacional de Artes, através do Prêmio Klauss Viana de Dança 2013, o projeto Videodança Amazônia se propõe a fazer uma itinerância com caráter formativo e informativo na área da videodança. Iniciado no segundo semestre de 2014, o projeto percorre cinco municípios da região Norte do Brasil: Belém (PA), Manaus (AM), Boa Vista (RR), Macapá (AP) e Palmas (TO). Nessas cidades será oferecida uma formação específica aos participantes, abordando aspectos conceituais e históricos das relações entre vídeo, cinema e dança. Em ambas as cidades, toda a programação é gratuita. Todas as mostras terão caráter exclusivo de formação de plateia.

A próxima cidade a ser visitada será Manaus, que receberá oficina e mostra comentada sobre videodança, entre os dias 14 e 17 de abril, na Escola Superior de Artes e Turismo (UEA) e no Casarão de Ideias.

Entre 10 e 12 de abril, o projeto Videodança Amazônia esteve em Macapá (AP), em fevereiro na capital de Tocantins, Palmas, e em setembro de 2014 em Belém (PA), para dialogar com artistas, pesquisadores e público interessado. Na programação, a Mostra Comentada de Videodança e o Minicurso “Introdução à Videodança” e, no caso específico de Belém, também a Oficina “Corpo, Imagem e Movimento”, dedicada à criação de videodança a partir das relações entre as linguagens de dança, cinema e vídeo.

Todo o processo está sendo conduzido por Leonel Brum, especialista carioca radicado em Fortaleza (CE), que continua um percurso em videodança já iniciado há uma década. O pesquisador desenvolveu, entre 2003 e 2008, um trabalho pioneiro de levar videodança e as discussões em torno dela para diversas localidades do país, quando pouco ou quase nada se sabia sobre o tema em alguns desses locais.  Neste período, Leonel Brum circulou com ações sobre a videodança em 20 cidades brasileiras, a saber: Rio de Janeiro e Macaé (RJ), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Joinville e Florianópolis (SC), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Brasília (DF), Fortaleza, Itapipoca, Paracuru e Trairi (CE), Salvador (BA), Recife (PE) e Campina Grande (PB), Teresina (PI), Goiânia (GO), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).

Projeto Videodança Amazônia – edição Manaus (AM)

  • Mostra Comentada de Videodança, dia 14/04 (ter), às 18h30, na Universidade do Estado do Amazonas / ESAT – Escola Superior de Artes e Turismo (Rua Leonardo Malcher, 1728 – Praça 14 de Janeiro)
  • Oficina Corpo, Imagem e Movimento, dias 14 a 17/04, das 13h30 às 17h30, no Casarão de Ideias (Rua Monsenhor Coutinho, 275 – Centro). 20 vagas

Programação gratuita

info: (92) 3633-4008 e 9811-67098 / videodancaamazonia@gmail.com/ (85)8868-2868

no Facebook: Videodança-Amazônia

no YouTube: youtube.com/VideodancaAmazonia

 

 

 

Comentário

Comentário

%d blogueiros gostam disto: