Go to Top

COMPOSIÇÕES DE DANIEL BARRY VOLTAM A SER APRESENTADAS PELA AMAZONAS JAZZ BAND

CULTURA| O concerto “A música de Daniel Barry”, da Orquestra Amazonas Jazz Band, que homenageou o compositor e regente Daniel Barry, no último dia 21, teve uma recepção surpreendente do público e, por esse motivo, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura do Estado, realizador do evento, resolveu repetir o espetáculo.  A apresentação acontecerá nesta terça-feira (1), às 20h, no Teatro Amazonas.

Como parte das comemorações de 120 anos do Teatro símbolo do Estado, a noite de homenagem contará um pouco da história e carreira de Barry, com a regência do maestro Rui Carvalho. O repertório conta com grandes composições como “Cry Out Loud”, “Sain Cecilia’s Day” e “The Happy Cemetery”. A classificação é livre e a entrada para assistir o espetáculo é gratuita.

Para o maestro Rui Carvalho, é uma honra para a Amazonas Jazz Band interpretar a música de Barry, uma vez que ele também já compôs exclusivamente para a Orquestra. “O Daniel é um amante declarado da Amazônia, tanto que já esteve aqui várias vezes, no Festival Amazonas Jazz, a convite meu”, disse. Ao longo do tempo, os dois maestros cultivam uma amizade, que já soma mais de 40 anos.

Consideradas pós-modernas, as composições de Daniel Barry apresentam influências de diversas culturas e temporalidades, com traços da música contemporânea da segunda metade do século 20. 

O compositor, regente e trompetista, Daniel Barry chegará em Manaus no próximo dia 13, para uma apresentação que acontecerá dia 15, às 20h, no Teatro Amazonas. O espetáculo vai contar ainda com a participação da Orquestra de Violões do Amazonas e Coral do Amazonas.

O trompetista, que tem doutorado em composição musical pela Universidade da Califórnia, cria e realiza performances regulares com o grupo de música de câmara Walk All Ways, da Jim Cutler Jazz Orchestra, e com a Seattle Women’s Jazz Orchestra, da qual também é diretor. Além disso, tem dois projetos de gravação recentemente divulgados: Walk All Ways e Music of the Spheres.

O compositor realizou concertos de suas composições para a grande orquestra de jazz com grupos profissionais e estudantes de toda a América do Sul, Europa e América do Norte. Ele é o destinatário de uma relação de confiança Fellowship Artist, uma bolsa de estudos Fulbright, um subsídio 4Culture, e compromissos Composer in-Residence, em Campinas, Rio de Janeiro, Visby, na Suécia e Chelva, na Espanha.

Essa não é a primeira vez que Daniel Barry estará em Manaus. O músico norte-americano já esteve na cidade várias vezes, no Festival Amazonas Jazz, onde compôs uma música em homenagem ao evento, durante sua passagem pela capital, em 2007.

Ao longo da carreira, o compositor, regente e trompetista Daniel Barry, acumulou diversas críticas positivas acerca do seu trabalho. Escolhemos algumas que traduzem a carreira do musicista e listamos abaixo.

“O som e estilo das dúzias de [composições] originais são difícil de definir, em parte porque ele muda constantemente de uma influência para o outro. Às vezes parece a música popular do Old Country, outras vezes como uma espécie de música cigana moderna e sofisticada (…). A escrita é fresca e imaginativa, e tem um estilo que o diferencia da maioria dos esforços similares desse período da ‘terceira corrente’.” – John Henry, da revista digital Audition Audiophile.

“A força de Barry, como compositor, reside na sua capacidade de desenvolver motivos simples em histórias musicais primorosamente organizadas. [A composição] Walk All Ways, ao mesmo tempo em que é romântica e satírica, é um encapsulamento de sucesso da visão de Barry acerca do mundo musical moderno. Os sons são frescos, imaginativos e dignos de escuta repetida.” – John Barron, do portal internacional de críticas All About Jazz.

“Os arranjos inteligentes de Barry proporcionam a liberdade para os solistas exercerem a sua improvisação, tão forte quanto o conjunto.” Disse Dave Nathan, do maior site agregador de dados sobre música, All Music Guide.

Serviço: A Música de Daniel Barry – Amazonas Jazz Band

Data: Terça-feira, 01 de novembro de 2016, às 20h

Local: Teatro Amazonas (Rua Dez de Julho, Largo São Sebastião, s/n – Centro Histórico de Manaus)

Entrada: Gratuita

Público-alvo: Livre

Comentário

Comentário

%d blogueiros gostam disto: