Go to Top

NOVAS APRESENTAÇÕES DO PROJETO ‘ALMA DE UM POETA’ DO CORPO DE DANÇA DO AMAZONAS

CULTURA| Baseado na poesia do amazonense Anibal Beça e nas ideias do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, o espetáculo “Por um momento…” terá três novas apresentações gratuitas a partir deste fim de semana. A montagem do Balé Experimental do Corpo de Dança do Amazonas chega à Praça de Alimentação do Sumaúma Park Shopping, na Cidade Nova, nesta sexta-feira (31/3), às 19h; e ao palco do Teatro Amazonas, no Centro, no sábado (1º/4) e na terça-feira (4/4), às 20h. O trabalho faz parte do projeto “Alma de um Poeta”, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, e conta com patrocínio do programa O Boticário na Dança 2016.

“Por um momento…” tem concepção coreográfica de Adriana Goes, do Corpo de Dança do Amazonas, e reúne 13 integrantes do Balé Experimental no elenco. A montagem enfoca a efemeridade das relações pessoais nos dias de hoje, com inspiração em dois poemas de Anibal Beça (1946-2009) – “Motivos” e “Constatação” – e no conceito de “modernidade líquida” de Zygmunt Bauman (1925-2017), que defende que a sociedade atual cada vez mais obedece à lógica do agora, do consumo, do gozo e da artificialidade.

No palco, o espetáculo traduz essas concepções para a linguagem da Dança Contemporânea, com movimentos mais próximos do chão e influência das danças urbanas. O trabalho se desenrola ao som de trilha sonora de Marcos Tubarão, reunindo composições do cantor e compositor Erasmo Carlos, do movimento mineiro Clube da Esquina, e do músico e compositor argentino Gustavo Santaolalla, entre outras.

“Por um momento…” teve sua estreia no último dia 14, no Teatro Amazonas. Antes disso, a produção foi apresentada em ensaio aberto, no ano passado, e em versão work in progress, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, no último dia 9.

Em processo – Ainda este ano, o Balé Experimental do Corpo de Dança do Amazonas estreia a segunda montagem da nova temporada do projeto “Alma de um Poeta”. Inspirado num poema em estilo haicai de Anibal Beça, “Plutão (Já foi planeta)” terá como temática a luta por igualdade de grupos sociais como negros, mulheres e LGBTs. Atualmente em processo de pesquisa, a produção tem estreia prevista para agosto.

Incentivo e formação – O projeto “Alma de um Poeta” foi contemplado pelo programa O Boticário na Dança para receber apoio em 2017, dentre 21 companhias, festivais, mostras artísticas, workshops e eventos de dança de 14 Estados do País. Com o incentivo, a iniciativa terá não só apresentações de espetáculos, como palestras e oficinas destinadas a estudantes acadêmicos, professores, coreógrafos, produtores de Dança e o público em geral, numa agenda que seguirá até fevereiro do ano que vem.

Com direção artística e coordenação de Monique Andrade, o projeto promove um tributo à literatura amazonense por meio de criações em Dança Contemporânea inspiradas na obra de autores de renome do Estado. A iniciativa começou em 2015 e deu origem a diversos trabalhos, desenvolvidos por jovens integrantes do Balé Experimental sob orientação de profissionais do Corpo de Dança do Amazonas, que foram encenados em Manaus na forma de processos coreográficos.

Serviço: Espetáculo “Por um momento…”, com o Balé Experimental do Corpo de Dança do Amazonas – Projeto “Alma de um Poeta”

Data: Sexta-feira, dia 31, às 19h (Sumaúma Park); sábado, 1º/04, e terça-feira, 4/4, às 20h (Teatro Amazonas)
Local: Sumaúma Park Shopping, avenida Noel Nutels, 1.762, Cidade Nova; e Teatro Amazonas, Largo de São Sebastião, Centro

Entrada: Gratuita
Classificação etária: Livre

Comentário

Comentário

%d blogueiros gostam disto: