Go to Top

VERÃO NA PRAÇA INICIA SÁBADO (1º/07) TRAZENDO ARTE E LAZER PARA TODAS AS IDADES

LAZER| Shows de música, peças teatrais, brincadeiras infantis, performances circenses e muitas outras atrações vão movimentar as férias deste ano com a nova edição do Projeto Verão na Praça. A iniciativa começa neste sábado (1º/07), trazendo uma ampla agenda de opções de cultura e lazer no Largo de São Sebastião, aos sábados, e no Parque Rio Negro, aos domingos, sempre a partir das 17h30. O projeto, que já foi sucesso em anos anteriores, é uma realização da Secretaria de Cultura do Amazonas.

A programação do Verão na Praça contempla atrações para crianças, jovens e adultos, entre elas shows de música, espetáculos de teatro e dança, brincadeiras infantis, performances circenses, exibição de filmes infanto juvenis, apresentações folclóricas e populares, espaços de leitura e desenho, entre outras atividades ao ar livre. Com o projeto, os finais de semana no Largo e no Parque Rio Negro vão ganhar mais arte, cor e alegria.

“A proposta do Verão na Praça é enriquecer a lista de opções culturais para o público em geral, e em especial para crianças e seus pais, que aproveitam o período das férias escolares. Com a programação oferecida pelo projeto, o público pode ter acesso a uma ampla gama de atrações em segmentos como Música, Artes Visuais, Literatura, Arte Circense e Cultura Popular”, destaca Robério Braga, secretário estadual de Cultura.

Diversão no Largo – As atividades no Largo de São Sebastião serão realizadas sempre aos sábados, no palco e nas escadarias (lira) do Teatro Amazonas, além de pontos diversos do Largo, incluindo o entorno do Monumento à Abertura dos Portos, as áreas próximas à Casa das Artes, à Galeria do Largo e à Banca do Largo, e a extensão da rua José Clemente.

Abrindo a programação, neste sábado (1º/07), um palco montado entre as escadarias do Teatro Amazonas – a chamada ‘lira’ da casa – vai receber três atrações: o grupo erudito Quarteto Sonata, que inicia sua apresentação às 17h30; o ator e humorista Wallace Abreu, divertindo os espectadores presentes com sua hilária Maroca Pipoca a partir das 18h30; e a cantora amazonense Bella Queiroz, fazendo um show de voz e violão, a partir das 19h30.

Já no entorno do Monumento à Abertura dos Portos, o Palhaço Quiabo apronta das suas para a alegria do público, das 17h30 às 19h. Também no local, os espectadores poderão conferir de perto o trabalho do cartunista Eunuquis Aguiar, que irá produzir ilustrações retratando visitantes e cenas no Largo, das 17h30 às 19h30.

As comemorações pelo Dia do Trombone no Brasil (1º de julho) também entram na agenda do Verão na Praça: a Universidade do Estado do Amazonas, responsável pela celebração, vai promover uma grande performance com instrumentistas de seu curso de Trombone, na área próxima à Banca do Largo, a partir das 17h30. Logo após, é a vez do saxofonista Juraci Cerdeira, que faz um show solo no espaço das 19h às 20h.

Para os pequenos – A extensão da rua José Clemente, ao lado do Teatro, promete ser o espaço cativo da meninada no fim de tarde dos sábados. Na abertura do Verão na Praça, o local terá uma série de atividades lúdicas capitaneadas pela Tapa Produções, das 17h30 às 19h30. A meninada poderá curtir ainda brincadeiras infantis tradicionais, com jogos de xadrez, futebol de caroço de tucumã, pula corda, macaca, elástico e pebolim, das 17h30 às 20h.

Para os jovens fãs de cinema, a dica é a exibição de filmes infanto juvenis em frente à Galeria do Largo, que acontecerá sempre das 18h às 20h. E, em frente à Casa das Artes, os leitores de todas as idades podem aproveitar a Estação da Leitura, a Biblioteca Volante e o Banco do Livro, todos projetos do programa estadual Mania de Ler.

A programação de abertura do Verão Na Praça se encerra no Teatro Amazonas, onde a Orquestra de Violões do Amazonas (OVAM) se apresenta a partir das 20h. No concerto, intitulado “Performance”, o grupo exibe um repertório de música erudita e música popular brasileira, em solos, duos, quartetos e formação completa.

Ao longo do mês, o Verão na Praça levará ao palco da casa ainda outras atrações imperdíveis, entre elas o espetáculo “Autobiografia”, com o ator e diretor Paulo Betti, no dia 8; e dois dos concertos da nova temporada da Série Encontro das Águas da Amazonas Filarmônica, que traz como tema “A Sétima Arte”: “Música de Anime”, no dia 22 (que terá reapresentação no dia 28, sexta-feira), e “Fantasia”, no dia 29 (que estreia no dia 20, quinta).

Atrações no Parque – Integrantes do complexo cultural do Parque Rio Negro, as Praças da Flora Amazônica, dos Ventos, das Águas e do Sol vão receber atrações diferenciadas a cada domingo durante a programação do Verão na Praça, bem como as áreas dos mirantes e da entrada do parque.

A Praça da Flora Amazônica vai concentrar espetáculos de música, teatro e humor, além de expressões culturais populares. Neste domingo (2/07), o espaço terá apresentações solo com o flautista Carlos Alexandre Oliveira, das 17h30 às 18h30, e com o saxofonista Dom Carioca, das 18h30 às 19h30. Logo após tem show de humor com Nivaldo Mota e sua personagem cômica, a impagável Guadalupe de Montserrat, das 19h30 às 20h30.

Na Praça do Sol, atrações musicais populares vão dividir espaço com apresentações folclóricas. Quem abre a agenda é o sanfoneiro Joãozinho do Acordeon, tocando das 18h30 às 19h30, seguido da Quadrilha Marupiaras de Petrópolis, das 19h30 às 20h30.

As atrações circenses vão tomar conta da Praça dos Ventos, e a diversão começa com o mímico Jean Linhares, criando um mundo invisível com gestos das 17h30 às 18h30. Logo após, das 18h30 às 19h30, o Palhaço Puxa Puxa chega para relembrar adultos e crianças como dar boas risadas.

Brincadeiras – E a garotada não pode deixar de ir à Praça das Águas, onde a Cia. de Arte Cristã comanda uma programação de atividades lúdicas das 17h às 19h. É lá também o espaço das brincadeiras infantis tradicionais: das 17h30 às 20h, futebol de caroço de tucumã, pula corda, macaca, elástico e pebolim são a pedida certa para entreter os pequenos.

A beleza dos cenários vistos dos mirantes do Parque Rio Negro inspiram atividades de arte no espaço. Das 17h30 às 19h30, a desenhista Malika Dahil vai produzir retratos e paisagens no local, num trabalho que os visitantes poderão acompanhar de pertinho.

No mesmo horário, os alunos dos cursos de Artes Visuais do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro aproveitam a paisagem da Praça das Águas para praticar desenho ao ar livre. Sob a orientação de professores do Liceu, eles vão explorar diferentes técnicas, do lápis ao carvão.

E para quem gosta de livros e gibis? A dica é procurar a entrada do Parque Rio Negro, onde serão instalados a Estação da Leitura, a Biblioteca Volante e o Banco do Livro do Programa Mania de Ler.

A agenda do Projeto Verão na Praça segue em todo o mês de julho e no mês de agosto, com uma programação de apresentações a céu aberto e atividades ao ar livre, sempre gratuitas, além de espetáculos de qualidade no Teatro Amazonas.

PROGRAMAÇÃO | VERÃO NA PRAÇA 2017

Dia 1º/07, sábado – Largo de São Sebastião

Lira do Teatro Amazonas (escadarias) 
17h30 às 18h25 Quarteto Sonata
18h30 às 19h25 Wallace Abreu com Maroca Pipoca
19h30 às 20h30 Show de Bella Queiroz
Entorno do Monumento à Abertura dos Portos
17h30 às 19h30 Palhaço Quiabo
17h30 às 19h30 Cartunista Eunuquis Aguiar
Banca do Largo
17h30 às 19h Dia do Trombone no Brasil (UEA)
19h às 20h Saxofone com Juraci Cerdeira
Extensão da José Clemente
17h30 às 19h30 Atividades lúdicas com a Tapa Produções
17h30 às 20h Brincadeiras infantis – Perna de pau, Macaca, Pula Corda, Elástico e Pebolim
Frente da Galeria do Largo
18h às 20h Exibição de filmes infanto juvenis
Frente da Casa das Artes
17h30 às 20h30 Programa Mania de Ler – Estação da Leitura, Biblioteca Volante e Banco do Livro
Teatro Amazonas
20h Concerto “Performance” com a Orquestra de Violões do Amazonas (OVAM)

Dia 2/07, domingo – Parque Rio Negro

Praça da Flora Amazônica
17h30 às 18h30 Flauta com Carlos Alexandre Oliveira
18h30 às 19h30 Saxofone com Dom Carioca
19h30 às 20h30 Nivaldo Mota com Guadalupe de Montserrat
Proximidades da Guarita de Entrada
17h30 às 20h30 Programa Mania de Ler – Estação da Leitura, Biblioteca Volante e Banco do Livro
Praça dos Ventos
17h30 às 18h30 Mímica com Jean Linhares
18h30 às 19h30 Palhaço Puxa Puxa
Praça das Águas
17h às 19h Atividades lúdicas com a Tapa Produções
17h30 às 19h30 Desenho ao ar livre – Alunos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro
17h30 às 20h Brincadeiras infantis – Perna de pau, Macaca, Pula Corda, Elástico e Pebolim
Mirantes
17h30 às 19h30 Desenhista Malika Dahil
Praça do Sol
18h30 às 19h30 Sanfoneiro Joãozinho do Acordeon
19h30 às 20h30

Folclore com Quadrilha Marupiara de Petrópolis

 

Comentário

Comentário

%d blogueiros gostam disto: