Go to Top

EXPOSIÇÃO “FORDLÂNDIA, SONHO E PROGRESSO NO CORAÇÃO DA AMAZÔNIA” NO PLAZA

FOTOGRAFIA| O Manaus Plaza Shopping recebe de 02 a 13 de julho a exposição “Fordlândia, sonho e progresso no coração da Amazônia”, com fotos inéditas que retratam a vida na pequena cidade do estado do Paráentre os anos 1927 e 1939. A cidade que foi construída às margens do rio Tapajós no por Henry Ford, teve com o objetivo de fornecer borracha para a indústria automobilística. 

A iniciativa é parte do esforço da Associação PanAmazônia em recuperar a memória de acontecimentos do passado regional amazônico pouco conhecidos do grande público. Esta será a primeira de uma série de exposições com esse foco.

No começo do século XX, as linhas de produção de Henry Ford fabricavam carros a uma velocidade jamais vista. Todos aqueles veículos precisavam de pneus, e na época a borracha ainda era derivada das seringueiras do Sudeste Asiático.

Para manter a eficiência de sua produção sem depender dos asiáticos, Ford decidiu ter sua própria produção de látex, e para isso construiu uma cidade tipicamente americana em plena Amazônia, batizada de Fordlândia.

Grande parte dessa história está no acervo que deu origem a esta exposição. Trata-se de conjunto de textos de um diário e fotos inéditas. O material contem registros fotográficos produzidos por Diógenes Tavares dos Santos, funcionário da Ford Company, residiu na cidade de Fordlândia no período entre 1927 e 1939.

O acervo pertence a Belisário Arce, Diretor Executivo da Associação PanAmazônia, neto do autor das fotos.

Comentário

Comentário

%d blogueiros gostam disto: