Go to Top

DIA DOS PAIS E DIA DO FOLCLORE SÃO DESTAQUE NA PROGRAMAÇÃO DO MÊS DE AGOSTO DA USINA CHAMINÉ

CULTURA| A alegria da garotada está garantida durante o mês de agosto no Centro Cultural Usina Chaminé, localizado no Centro de Manaus. Durante todo o mês, o Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), preparou uma programação especial em celebração ao “Dia dos Pais” (comemorado no dia 13) e ao “Dia do Folclore” (comemorado no dia 22), com atividades lúdicas e temáticas desenvolvidas para entreter e divertir a criançada.

As brincadeiras tradicionais de rua como pula corda ou esconde-esconde terão o seu espaço durante essas atividades, isso porque o intuito da programação é resgatar a importância das brincadeiras ao ar livre, de acordo com a gerente do local, Alana Oliveira. “É preciso desconectar da interatividade digital, em alguns momentos, para conhecer um pouco mais dessas brincadeiras que passam de geração a geração, quase desconhecidas. O projeto é um resgate que fazemos, para que elas não se percam com o tempo”, disse Alana.

“Boca de forno”, “esconde-esconde”, “telefone sem fio”, “cabra cega”, entre outras, farão a alegria da criançada nos dias 1º, 3, 17, 24, 26, 29 e 31, das 10h às 12h, e nos dias 02, 04, 08, 10, 15, 16, 18 e 30, das 12h às 13h45. O convite para participar dessas brincadeiras vale também para os acompanhantes, com direito a premiação com brindes produzidos com materiais reciclados.

Outras atividades lúdicas também estão na programação como a montagem de “origami de bichinhos”, “recorte e colagem” e “pintura com as mãos”, serão manuseados pelos “pequeninos” nos dias 2, 4, 5, 08, 10, 12, 16, 18 e 30, das 10h às 12h, e nos dias 9, 17, 23, 24, 25 e 31, das 12h às 13h45, e ajudam a despertar a criatividade e a coordenação motora, principalmente nas crianças de idade menores.

Nos dias 5 e 19 de agosto, a partir das 12h, acontece o ‘Cine Animação’ na sala de projeção de filmes da Usina Chaminé, com a apresentação dos desenhos animados “Os Pinguins de Madagascar” e “Os Smurfs”. E nos dias 12, 22 e 26, a partir das 12h, o público infantil poderá participar do Teatro de Fantoches, no Espaço Criança, onde as historinhas serão narradas pelos próprios personagens de bonecos, manuseados por quem quiser participar da brincadeira.

Nos dias 12 e 19 de agosto, a partir das 10h, a Usina Chaminé proporciona aos brincantes as Oficinas de Reciclagem, onde materiais descartáveis como garrafas de plástico e papelão se transformam em lindos artigos confeccionados pelas mãos das crianças e dos pais, com muita interação entre as partes.

Incentivo à leitura e valorização do Folclore Regional

Além disso, na programação, o Folclore e os Tesouros da Amazônia serão explorados nas Rodas de Leituras que acontecem nos dias 9, 11, 23 e 25, a partir das 10h, na sala de leitura do Centro Cultural.

A Kombi Interativa do Projeto Mania de Ler, com a estação da leitura, também marca presença durante as atividades e levará muita história para os pequeninos apreciarem uma boa leitura nos dias 11 e 22, a partir das 9h.

As lendas e o folclore regional serão destacados, por meio da contação de histórias como a da Lenda da Iara, do Curupira entre outras além da utilização dos fantoches para valorizar esse repertorio clássico da cultura brasileira.

Serviço: Programação de Agosto do Centro Cultural Usina Chaminé.

Data: Durante o Mês de Agosto (conferir programação).

Local: Centro Cultural Usina Chaminé – Av. Manaus Moderna s/n – Centro.

Entrada: Gratuita.

Horário de início: 8h às 14h.

Público-alvo: Livre.

Comentário

Comentário

%d blogueiros gostam disto: