Go to Top

MANAUS CELEBRA A CULTURA DO ‘SOL NASCENTE’ COM MOSTRA DE CINEMA JAPONÊS

CINEMA| O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com o Consulado Geral do Japão em Manaus, realiza, a partir da próxima segunda-feira (11), a primeira edição da Mostra de Cinema Japonês. O evento acontece no Teatro Gebes Medeiros até sexta-feira (15), sempre a partir das 18h30 e tem entrada franca.

A mostra integra uma série de programações que celebram a cultura da Terra do Sol Nascente até o mês de outubro, como a exposição Tohoku, no Centro Cultural Palácio da Justiça, no Centro de Manaus; e oficinas de artes japonesas, como igofuroshikiikebana e origami, no Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, no bairro da Cidade Nova, zona Norte da capital amazonense.

Sinopses

Na segunda-feira (11), o primeiro filme da programação é o drama animado Em Busca das Estrelas, de 2011, dirigido por Makoto Shinkai. O anime conta a história da menina Asuna, uma solitária jovem que tem o hábito de passar os dias escutando uma música num rádio que ganhou de seu pai. Certo dia, Asuna conhece um rapaz chamado Shun, e parte com ele numa viagem de aventuras, onde tentará entender as belezas e crueldades do mundo.

Terça-feira (12), é a vez do anime O Lugar Prometido em Nossa Juventude, de 2004, e também dirigido por Makoto Shinkai. O filme conta a história dos jovens Hiroki, Takuya e Sayuri no Japão pós-guerra, que prometem, ainda nas suas infâncias, voar até a misteriosa torre na fronteira do Estreito de Tsuguru, em Hokkaido. O tempo passa, e os três abandonam o projeto. Três anos depois, Hiroki descobre que Sayuri tem uma doença que a deixou adormecida durante todo esse tempo, e com a ajuda de Takuya, resolve cumprir a promessa de levar os três à torre no avião construído por eles.

Na quarta-feira (13), os animes dão lugar a filmes com atores de carne e osso, com o gênero Balada, dirigido por Takashi Yamazaki. No filme, o general Ijiri, de Kasuga, é um guerreiro cuja bravura no campo de batalha lhe rendeu o título de “demônio”. Mas no campo do amor, o general não avança e nem recua, já que ele ama a princesa Ren desde criança, mas são afastados por diferenças de classe. Ren aceita se casar com outro homem, mas, nesse meio-tempo, um garoto chamado Shinichi aparece, modificando os destinos de Ren e Ijiri.

Histórias de vidas diferentes se cruzam em uma viagem de 15 minutos no trem da linha Imazu da Hankyu Railway, que liga as cidades de de Nishinomiya e Takarazuka, no filme O Trem Hankyu, de 2011, na quinta-feira (14). Uma avó e uma neta, uma estudante do ensino médio, e a auxiliar de escritório Shoko tem suas vidas alteradas conforme elas interagem durante as curtas viagens de trem.

Para encerrar a Mostra, na sexta-feira (15), o Teatro Gebes Medeiros exibe a comédia Três Para Espada, dirigido por Hideyuki Hirayama. O enredo, que se passa no Japão feudal, mistura a comédia pastelão universal aos contos populares e kabukis, contando a história da viagem de três companheiros nos tempos dos samurais.

Serviço: Mostra de Cinema Japonês

Local: Teatro Gebes Medeiros – Avenida Eduardo Ribeiro, S/N, Centro

Data/hora: Segunda a sexta-feira, 11 a 15 de setembro de 2017

EntradaFranca

Classificação indicativa: Livre.

Comentário

Comentário

%d blogueiros gostam disto: