Go to Top

COM LINGUAGEM AMAZÔNICA, “REMANDO ESTRELAS” É CAMPEÃ DO FESTIVAL AMAZONAS DE MÚSICA

MÚSICA| “Remando Estrelas” conquistou o grande prêmio do 6o Festival Amazonas de Música, na noite da última sexta-feira (29/09), no palco do Teatro Amazonas, em Manaus. O troféu foi entregue aos compositores Rui Machado e Valdo Cavalcante, este também o intérprete da canção campeã de 2017.

O Festival é uma realização do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com o Sindicato os Músicos Profissionais do Amazonas (Sindmam) e apoio da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC). A canção tem letra de Rui Machado, artista plástico e poeta, já bastante conhecido do público por suas toadas para o Boi Bumbá Caprichoso e grandes sucessos gravados pelos grupos Carrapicho, Canto da Mata, Raízes Caboclas, Imbaúba, Raízes do Norte, além de cantores como: Márcia Siqueira, Lucilene Castro, Zezinho Corrêa, Sidney Rezende, J. Carlos Portilho, David Assayag, Arlindo Junior, Amilcar Azevedo, Cafuringa, Jorge Bartholo, Mirtes Melo e outros.

Nas artes plásticas, Rui Machado é bastante atuante com diversas exposições individuais e coletivas, já recebeu prêmios nacionais e regionais, destacando a Medalha de Ouro Cidade de Manaus, na Camara Municipal em 2016 e a Medalha do Mérito Cultural Péricles Moraes, na Academia Amazonense de Letras.

Valdo Cavalcante, um dos compositores e intérprete da canção campeã, iniciou sua carreira aos 12 anos de idade, influenciado pelo seu padrinho Makneh, é um dos maiores nomes da música popular brasileira produzida no Amazonas. Como violonista tocou com vários cantores do cenário artístico amazonense como: Márcia Siqueira, David Assayag, Lili Andrade, Fátima Silva e outros. Em 1997 fez parte do grupo de toadas Raízes do Norte por 4 anos. Já participou e foi premiado em diversos festivais tanto na cidade de Manaus como também no interior do estado. Em 2014 venceu o FECANI (edição 30 anos), com a música “Pintura em Lá Menor”, em parceria com Reinaldo Cardoso, levando o prêmio de melhor música, melhor letra e melhor arranjo. Atualmente se apresenta em várias casas noturnas em Manaus.

A letra da música vencedora do 6o Festival Amazonas de Música, é sobre uma situação vivida anos atrás por Rui Machado e uma amiga por nome Kathleen Neves, que em uma noite estrelada no rio Tarumã, dentro de uma canoa, puderam ver estrelas cadentes e com isso tinham a sensação de que as estrelas estavam no rio, eles as remavam e assim elas seguiam na correnteza até encontrarem o oceano onde se transformariam em estrelas do mar. Depois do ocorrido a imagem foi arquivada na memória, e cerca de 3 anos atrás, Machado fez um poema que Valdo Cavalcante musicou de forma bela e forte. Assim surgiu “Remando Estrelas”, a grande campeã de 2017. Rui Machado também dedicou a canção a sua Mãe Aurora, pois a música ficou pronta na véspera de sua partida, e foi o último trabalho que ela pode ouvir e depois disse ter gostado bastante, tornando assim a canção mais forte e significativa.

Comentário

Comentário

%d blogueiros gostam disto: