Go to Top

SESC RECEBE A EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA ‘ALISTAMENTO’, DE ÉDER OLIVEIRA (PA)

FOTOGRAFIA| De 3 de novembro a 14 de dezembro, a Galeria de Artes Franco Melchiorri (Sesc Mecejana) receberá a exposição “Alistamento”, do artista paraense Éder Oliveira. A abertura oficial acontecerá às 19h, no dia 3 de novembro. As obras permanecerão na galeria para visitação, de segunda a sexta-feira no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h.

A exposição apresenta um olhar artístico sobre jovens paraenses que se alistaram nas Forças Armadas. Inspirado em sua trajetória pessoal e pela de tantos outros jovens do Brasil, Éder Oliveira fotografou e entrevistou candidatos ao alistamento sobre temas como identidade amazônica, militarismo e violência, produzindo obras a partir dos depoimentos colhidos.

De acordo com Éder Oliveira, o projeto busca o estudo de homens alistados em instituições que carregam uma simbologia de status e prestígio. ”Sempre procurei algo relacionado com a arte retratar, normalmente trabalho com pessoas marginalizadas e comuns para mostrar o anônimo, que historicamente não teria seu retrato pintado. A seleção de jovens alistados para serem modelos foi através de uma convocatória aberta e divulgada em Belém”, disse.

Abertura – No dia 3 de novembro, durante a abertura da exposição, Éder Oliveira apresentará suas obras, relatando seu projeto e compartilhando suas experiências profissionais. Evento gratuito!

ALISTAMENTO – O projeto é resultado de um processo de experimentação estética que aproximou fotografia, retrato, pintura e intervenção. Pautado na imagem e identidade de um grupo social específico, o artista expõe jovens paraenses que se alistaram nas Forças Armadas em obras incluindo óleo sobre tela, objetos, “site-specific’ (arte-ambiente) e videoretrato.

Éder Oliveira – Formado em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela UFPA, o artista participou de exposições como 31ª Bienal de São Paulo, Pororoca: A Amazônia no MAR (Museu de Arte do Rio) e Amazônia, Ciclos de Modernidade (CCBB Rio de Janeiro e Brasília). Possui trabalhos em acervo de instituições como Museu de Arte do Rio, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul e Museu Casa das Onze Janelas.

SERVIÇO

Exposição: “Alistamento”

Abertura: 3 de novembro – às 19h

Período: De 3 de novembro a 14 de dezembro

Horário: das 8h às 12h e das 14h às 18h (Seg – Sex)

Local: Galeria de Artes Franco Melchiorri (Sesc Mecejana)

Investimento: Gratuito

Comentário

Comentário

%d blogueiros gostam disto: