Go to Top

OBRAS DO ESCRITOR NEUCIVALDO MOREIRA GANHAM NOTORIEDADE NACIONAL

Neucivaldo Moreira há 19 anos fomenta a cultura. Um construtor de reflexões que aproveita e usa o que vê pela frente para construir castelos de palavras e nele habitá-los de reflexões sobre a natureza humana.

LITERATURA| Nascido em Santarém, Oeste do Pará, aluno de escola pública, o escritor Neucivaldo Moreira já mostrava desde a infância sua aptidão e habilidade para o bom uso das palavras. Com naturalidade, passou a observar, interpretar, exprimir sentimentos e transformar em poesias, contos, crônicas e poemas seu cotidiano. O tempo, a dedicação aos estudos e seu talento nato se encarregaram em torná-lo professor, profissão que exerce com maestria e com o devido reconhecimento. Graduado em Letras, especialista em Marketing, Administração e Planejamento para Docentes, transmite seu conhecimento para os alunos da Rede Pública de Ensino Estadual.

Gradativamente, suas poesias “tomaram corpo”, tornaram-se mais consistentes e a maturidade de seus manuscritos, alicerçaram os primeiros passos para a publicação de seu primeiro livro ainda no ano 1998, o “Eu, profundo”. Em seguida foram lançados “Enquanto as nuvens passavam” (2000), “Sentimentalidades” (2001), “Seleta e outros poemas” (2005), participação em “Antologia Escritores Brasileiros” – 2ª Edição (2006), “CD Poema e canto – Zé Maria declama Neucivaldo Moreira” (2010), “FotoPoema – A imagem que não foi revelada. O poema que não foi escrito” (2013), participação em “Antologia de Poesias, Contos e Crônicas da Casa da Poesia” – Volume 03 (2016/2017), “Nem Tudo Foi Dito. Mas comecei a falar” – 2017, participação em “Antologia de Poesias, Contos e Crônicas da Casa da Poesia” – Volumes 04 e 05 (2017) e seu mais recente livro “Só para dizer que te amo – Poemas”, lançado em meados deste ano, mas que já conquistou fama do Norte ao Sul do Brasil, com ampla notoriedade e comentários elogiosos, principalmente nas redes sociais, local onde é comercializado e ganhou fama.

Seu bom desempenho, o credenciaram a criar seu próprio site – www.poemasdoneucivaldo.com – e a atuar como colaborador e gerador de conteúdo em diversos sites, como Recanto das Letras, A Casa da Poesia, Poetas del Mundo e Garganta da Serpente.

O ano de 2013 foi especial em sua trajetória, pois Neucivaldo Moreira foi indicado e aprovado para assumir a cadeira de n° 36 na ALAS – Academia de Letras e Artes de Santarém – Pará, se tornando membro oficial de um dos mais importantes colegiados literários do Norte do Brasil.

Participará do X Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas, evento que acontecerá do dia 24 de novembro a 03 de dezembro, com a temática “Poesia”. Premiações e menções honrosas são recorrentes, uma das grandes conquistas do escritor Neucivaldo Moreira, que tem o orgulho em ser valorizado e ter reconhecida a importância de seu trabalho na terra onde nasceu e desenvolve suas atividades até hoje. “Recebo convites para palestrar, para falar de minhas obras, de poemas, sobre minha vida, e certamente das histórias e sentimentos, que permeiam a vida das pessoas, pois meu principal tema é o ser humano. Minha temática é universal, mas meu texto é regional na origem. À luz de elementos nossos, falo de amor, saudade, medo, curiosidade, desejo, morte, vida… tudo que o homem está condenado a ter. Basta haver inspiração, que pode surgir de uma flor ou de uma lágrima, de uma pedra ou do vento. Nasce das pessoas ou da aranha que tece a sua teia silenciosamente ou como a morte que chega de surpresa. Brota de um olhar ou do sol que se despede no final da tarde”, comenta o escritor.

Questionado sobre o amadurecimento de suas obras com o passar do tempo, Neucivaldo Moreira, expõe que sente esta evolução primeiramente pela facilidade de interpretação da realidade e na transformação do real para o ficcional. “Há um olhar mais apurado sobre a realidade. A experiência de vida oferece e o conhecimento teórico aceita, favorecendo a manipulação com mais intimidade das temáticas. Outra forma que verifico o amadurecimento de minhas obras, é através da aceitação do leitor, hoje essa resposta é praticamente imediata, e ao final da leitura, as pessoas me perguntam quando será lançado o próximo livro. Iniciei e encerrei 2017 com lançamento de livros. 2018 trará grandes novidades”, explica Neucivaldo.

Através de suas Redes Sociais, Neucivaldo Moreira viu a possibilidade de ampliar seu público, proposta que trouxe resultados surpreendentes, pois suas obras estão presentes em diversos Estados de todas as regiões do Brasil e também para outros países da Europa, América Latina e América do Norte. Diversos pontos comerciais de Santarém disponibilizam suas obras para venda.

Com o apoio do empresário Walter Durães, proprietário da Distribuidora Durães, o escritor concretizou um antigo projeto, de poder distribuir gratuitamente suas obras em escolas públicas, entre elas, Dom Anselmo Pietrulla, Brigadeiro Eduardo Gomes, Maria Uchôa Martins, Paulo Rodrigues dos Santos, São Francisco, Wilson Fonseca, Princesa Izabel, João Batista Miléo e Belo de Carvalho.

“Por ser professor, quero permitir que os alunos do Ensino Fundamental e Médio tenham contato, não só com o meu texto, mas com todo tipo de leitura, pois certamente este hábito só tem a acrescentar em sua vida pessoal e profissional. Agradeço Walter Durães por compartilhar da mesma ideologia nossa, de que a cultura, a arte e a educação tem um poder transformador na sociedade”, encerra Neucivaldo Moreira.

Comentário

Comentário

%d blogueiros gostam disto: