Advertisement

BAR CALDEIRA COMEMORA O DIA NACIONAL DO SAMBA

Compartilhar

MÚSICA| O Dia Nacional do Samba promete ser uma grande comemoração no próximo sábado, dia 2 de dezembro, no berço amazonense do samba.

“Brasil é, sem dúvida, uma mistura de ritmos, mas não dá pra negar que o samba é a cara do brasileiro”, Comenta Carbajal Gomes, o proprietário do Bar Caldeira, um dos bares mais tradicionais de Manaus e considerado o reduto dos grupos de samba da cidade.

No dia 2 de dezembro comemora-se em todo o país o Dia Nacional do Samba e Manaus não fica de fora da festa. No próximo sábado, a comemoração terá início às 12h e se estende com uma vasta programação até a meia noite. Com atrações na parte interna do bar até as 14h, em seguida grupos tradicionais de samba ganham espaço em um palco instalado na Rua José Clemente.

“O Carnaval no Amazonas já foi considerado o segundo melhor do país. Daremos destaque às atrações locais de sucesso como a bateria da Aparecida e o artista Uendel Pinheiro.” – explica Carbajal.

NÃO DEIXE O SAMBA MORRER

Em seus 56 anos de história, o Bar Caldeira já recebeu grandes artistas do samba como Jamelão, Vinícius de Morais, Clementina de Jesus, Silvio Caldas, Benito de Paula, Chico da Silva, entre outros. E, ainda, tem uma programação semanal dedicada ao samba, em suas várias vertentes – do choro ao pagode. Por isso, a ideia de realizar a comemoração do Dia Nacional do Samba na tradicional esquina da José Clemente com a Lobo D’Almada.

PERFIL DAS ATRAÇÕES

MESTRE ARNOLDO E O GRUPO SAMBA DO ÁGUIA 

Há três anos, surge em uma roda de samba no Jovens Livres, o grupo que se reunia para assistir aos jogos da Copa do Mundo. O grupo é encabeçado por Rubenilson Massulo, que convida Mestre Arnoldo para tomar a linha de frente dessa reunião de músicos.

PAGODE DO QUILOMBO DE SÃO BENEDITO – GRUPO PÃO TORRADO

O Grupo Pão Torrado é formado por moradores do Bairro Praça 14. Com pouco mais de dez anos, o grupo tem sede no Pagode do Quilombo São Benedito, onde realizam a tradicional feijoada aos sábados, para angariar fundos pra os festejos de São Benedito.

PAPACO E O GRUPO AMORESAMBA

Papaco começou no samba na década de 80. O Grupo Amoresamba surgiu, por sua vez, na casa Amorecana, em 1992, tornando-se ativo na cena do samba até hoje.

GRUPO DE SAMBA COURO VELHO

O grupo surge a partir do desejo dos músicos da bateria da Vitória Régia, de fazerem samba juntos. Começou com uma brincadeira e o hoje o grupo conta com mais de 15 membros. Apesar das dificuldades, com muito bom humor o grupo declara “Couro Velho é assim: estica, mas não rasga!”.

MOCIDADE INDEPENDENTE DE APARECIDA

Fundada em março de 1980, no bairro de Aparecida é o Grêmio Recreativo que detém o maior número de títulos no Carnaval de Manaus, com 21 conquistas entre 1981 e 2016.

UENDEL PINHEIRO

Cantor e compositor há dez anos, Uendel Pinheiro atua no cenário amazonense com composições de sucesso grandes parcerias. Teve sem seu DVD a participação de Xande Pilares, artista carioca de renome.

 

SERVIÇO:

DIA NACIONAL DO SAMBA

Data: 02 de dezembro, a partir das 10h

Local: Bar Caldeira – Rua José Clemente, esquina Lobo dalmada – Centro 

Line Up:

12h – Mestre Arnoldo e o Grupo Samba do Águia

14h – Grupo Pão Torrado

16h – Grupo de Samba Couro Velho

18h – Uendel Pinheiro

20h – Papaco e Grupo Amoresamba

22h – Bateria da Aparecida com Mestre Sala e Porta Bandeira e passistas

Valor: Entrada gratuita

Mais informações:(92) 98112-8885