Advertisement

29ª Mostra de Teatro traz para a cena dez espetáculos ao público santareno

Compartilhar

A 29ª Mostra de Teatro Amador de Santarém iniciou na última sexta-feira (4), com o espetáculo “A Farsa do Boi” do Grupo Teatral Kauré. O espetáculo recebe apoio do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e da Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) no considerado templo da arte da Pérola do Tapajós, o prédio público municipal da Casa da Cultura. A Mostra é realizada pela Associação de Atores, Autores e Técnicos de Teatro Amador de Santarém (Atas).

Em 2019, a maioria dos espetáculos são de artistas santarenos e apenas um do município de Oriximiná, do Grupo Uirapuru , “Uma cabocla chamada Norminda”. Sete mil pessoas são esperadas para prestigiar os espetáculos da 29ª Mostra de Teatro.

Experiência à inclusão social

O membro da coordenação da 29ª Mostra de Teatro, Alenilson Ribeiro, disse que uma das características da arte é proporcionar além da magia, a inclusão social. “Nesta edição uma das novidades experimentais tanto para a plateia e aos artistas cênicos será a participação de uma pessoa com deficiência visual. É a primeira vez que ela vai ao teatro e estamos preparando toda uma logística para acompanha-la. Ela estará acompanhada de um profissional, a professora Isabel Sales, que fará a narrativa da apresentação. Primeiramente ela vai tocar os artistas e depois vai ouvir a narrativa pela professora. É uma experiência, que estamos empenhados que seja a mais positiva possível e a pretensão de ampliarmos à 30ª Mostra. Nós agradecemos os apoios dos Governos do Estado e Município. E ainda pedimos mais apoio do empresariado para investir não só na arte cênica como também em outros segmentos”, explicou.

Sobre a Atas

Foi fundada em de 07 de fevereiro de 1993 e surgiu quando a Mostra de Teatro já era uma realidade. A entidade organizou então a III Mostra, realizada em 1991 pelos grupos Gruteja e Terra Firme, que 1992 contou com a ajuda dos grupos Acauã e Gtcam. Esses grupos formavam o movimento pró-ATAS deram início ao evento anual que hoje completa a 28ª edição, sempre utilizando o auditório da Casa da Cultura, e algumas vezes espaços alternativos para as apresentações. A Mostra de Teatro é um evento que reúne um grande número de grupos teatrais da cidade filiados ou não à associação. Esse ano, são 09 espetáculos, sendo 01 convidado (Grupo de teatro do Instituto Maestro Wilson Fonseca-IMWF) e outros 8 que foram submetidos a uma seleção, proporcionando assim melhor qualidade ao público que vem ao teatro nesta semana de grande efervescência teatral. Objetivos da Mostra de Teatro é de estimular a produção de espetáculos teatrais em Santarém e de outras localidades a participarem do evento, bem como incentivar a circulação de espetáculos teatrais na região, possibilitando a integração e intercâmbio dos artistas do teatro, contribuindo assim com a formação de plateia para a cultura artística, em especial o teatro, popularizando e democratizando o acesso as experiências culturais cênicas.
A Homenageada da 29ª edição

A Mostra de Teatro segue a tradição nas homenagens a personalidade ligada ao segmento cênico. Este ano a homenageada será a atriz e produtora teatral Odete Costa. “É uma mulher empoderada, sempre à frente aos movimentos sociais, militante na política e foi uma das pessoas que participou da criação da entidade Atas, por esses e outros motivos foi escolhida para ser homenageada”, disse Ribeiro.

O Troféu Kauré

Manuel Maria Pereira Duarte ou Kauré, estudante de ciências sociais, foi vice-coordenador da 1ª diretoria da Atas (1993-95). Foi ator do Grupo de Teatro Terra Firme, esteve presente na 1ª mostra (1991), atuou na 2ª (com a peça A Cabanagem) e na 3ª mostra (Joana D’Arc). Em 1994, Kauré foi representar a Atas e Grupo de Defesa da Amazônia (GDA) em um curso do IBRADES, no Rio de Janeiro, quando foi diagnosticado câncer. Ele lutou por dois anos, morreu em 1996, quando então a coordenação da Atas instituiu o troféu Kauré de participação nas Mostras de Teatro de Santarém.
Ingressos

R$ 10,00 (Inteira)
R$ 5,00 (meia)

Os ingressos serão vendidos na bilheteria da Casa da Cultura durante o período do evento, duas horas antes do início de cada espetáculo.

A Casa da Cultura fica localizada na Av. Borges Leal, 1558, Bairro de Santa Clara, entre Av. Barão do Rio Branco e Travessa Silvino Pinto.

Serviço:

29ª Mostra de Teatro Amador de Santarém

Período de 04 a 13 de outubro de 2019

Casa da Cultura de Santarém

Programação

1° Sessão – 04/10 (sexta-feira) – Grupo Teatral Kauré

Espetáculo: A Farsa do Boi e o desejo de Catirina

Hora: 19h30min

2° Sessão – 04/10 (sexta-feira) – Grupo Teatral Kauré

Espetáculo: A Farsa do Boi e o desejo de Catirina

Hora: 20h30min

05/10 (sábado) – Grupo Uirapuru (Oriximiná)

Espetáculo: Uma cabocla chamada Norminda

Hora: 20h

06/10 (domingo) – Grupo de Teatro e Pesquisa Papa Xibé

Espetáculo: Acarajé de Jesus

Hora: 20h

07/10 (segunda-feira) – Grupo Teatral de Aparecida – Grutap

Espetáculo: O Rei Leão

Hora: 20h

08/10 (terça-feira) – Grupo de Teatro Olho D’água

Espetáculo: Contos, cantos e encantos tapajônicos

Hora: 20h

09/10 (quarta-feira) – Artistas Circense

Espetáculo: Dia de Palhaçaria

Hora: 20h

10/10 (quinta-feira) – Grupo de Teatro José Dilon

Espetáculo: Ninho de Amor

Hora: 20h

11/10 (sexta-feira) – Grupo de Teatro Terra Firme

Espetáculo: Muyrakytã

Hora: 20h

12/10 (sábado) – Grupo de Teatro da Pastoral

Espetáculo: Glee – Em busca dos seus sonhos – do menor

Hora: 19h 30 mim

13/10 (domingo) – Grupo Faces

Espetáculo: Exagero Total – Grupo Faces.

Hora: 19h30 min

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *