O Governo do Amazonas, por meio da Fundação Estadual do Índio/ FEI (@fei.oficial), realiza em parceria com prefeitura de Nhamundá, através da Semtuc, a I Feira do Artesanato Indígena Hixkaryana. O evento acontece entre os dias 26 e 28 de maio, das 14h às 22h, na rua Tiradentes, em Nhamundá.
Contando com 20 artesãos locais e aberta ao público, a feira tem o objetivo de valorizar cada vez mais a cultura e a história dos povos indígenas Hixkaryanas de Nhamundá e incentivar o empreendedorismo entre as comunidades originárias do Estado.
O técnico da FEI, Ricardo Peiguete, ressalta a importância da arte e obra Hixkaryana e da preservação da cultura deste povo.
“Os Hixkaryanas têm uma arte plumária rica e isso está presente na maioria das peças vendidas na Feira, queremos que o público consuma uma arte originária verdadeira”, afirmou Peiguete.
O diretor-presidente Sinésio Trovão acredita que esta será uma oportunidade perfeita para os artesãos promoverem seu trabalho.
“Os nossos artesãos encontram em nossas feiras o seu sustento e ao mesmo tempo conseguem promover seus trabalhos, são obras únicas e tradicionais dos povos indígenas”, pontuou Trovão
Fundação Estadual do Índio – FEI
Sua finalidade é formular, coordenar e executar as políticas públicas indigenistas de etnodesenvolvimento sustentável. Além disso, a preservação dos valores étnicos, culturais e históricos no estado do Amazonas.
A FEI executa alguns projetos como o Centro do Empreendedor Indígena Yandê Muraki. Dessa forma, vários empreendedores indígenas possuem seu stand para a fabricação e comercialização de produtos artesanais. Além disso, outro projeto da fundação é a participação no Festival Folclórico de Parintins (distante 372 quilômetros de Manaus), através da Feira de Artesanato e Produtos indígenas naquele município.
FOTOS: Divulgação /FEI
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.
Leave a Reply