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CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA PROMOVE EXPERIÊNCIAS PEDAGOGICAS

LICENCIATURA| O curso de Licenciatura em Ciências Biológica da Escola Superior Batista do Amazonas (ESBAM) promoveu nesta quarta-feira (19/11), uma Mostra de Atividades Pedagógicas com o objetivo de trabalhar a formação de professores, permitindo aos alunos experiências, através de jogos e maquetes em uma melhor leitura da realidade.

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O curso de Ciências Biológicas tem por finalidade formar professores, habilitando-os legalmente para o exercício do magistério na Educação Básica em Ciências Biológicas. A proposta curricular privilegia tanto a formação científica quanto humanística. Na ESBAM, o aluno encontra laboratórios com infraestrutura adequada para aulas e pesquisas nas áreas de Anatomia, Fisiologia, Citologia, Genética, Histologia, Microbiologia, Bioquímica, Botânica, Entomologia e Zoologia. O corpo docente é constituído de profissionais qualificados (Mestre e Doutores) comprometido com o ensino e pesquisas.

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De acordo com a Coordenadora do Projeto, professora Dra. Helena Nascimento, “a proposta é fundamental, sendo alunos do Curso de licenciatura é importante que eles saibam desenvolver a partir das análises teóricas e dos livros, a construção de materiais junto aos alunos para facilitar a aprendizagem na sala de aula. O fato do aluno está desenvolvendo e conduzindo jogos, permite apreender a teoria de forma dinâmica e contextualizada. Na ESBAM, o diferencial do Curso de Biologia é trabalhar um currículo diferenciado, abordando temáticas gerais e essencialmente amazônicas, além destas práticas”.

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Atividades como estas apontam o diferencial na formação de um futuro biólogo, pois além do conceito científico, a teoria, também aprendemos a construir e desenvolver estratégias para sala de aula”, afirma o estudante Elcivan Oliveira.

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Os recursos didáticos quando utilizados de maneira adequada colaboram para o desenvolvimento cognitivo do educando, além de outros benefícios mais, como: motivar e despertar o interesse do educando; favorecer o desenvolvimento da capacidade de observação; permitir ao educando concretizar o que outrora se encontrava tão somente no campo da abstração, utilizando materiais e objetos simbólicos como elo entre meio subjetivo e mundo concreto; aproximá-lo da realidade analisada; oferecer informações e dados; viabilizar uma melhor dinâmica na construção do conhecimento.

No Brasil, as atividades práticas são consideradas uma forma de favorecer a consecução dos objetivos propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o ensino de Ciências. Os PCN de Ciências Naturais indicam que são procedimentos fundamentais para o ensino da área aqueles que permitem a investigação, a comunicação e o debate de fatos e ideias, possibilitados pela observação, experimentação, comparação, estabelecimento de relações entre fatos ou fenômenos.

Ressalta-se que o professor que realmente tem amor pela profissão e consciência do importante papel representado na sociedade, percebe a necessidade de ser capacitado e busca se aperfeiçoar com a finalidade de poder oferecer uma educação de qualidade para seus alunos.

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