Em mensagem à Aleam, Wilson Lima destaca avanços do Governo no enfrentamento da Covid-19
2 de fevereiro de 2021Feiras de Produtos Regionais da ADS retornam neste sábado (06/02)
3 de fevereiro de 2021Foi apenas em 2014 que a Universidade do Estado do Amazonas, UEA começou a perceber o potencial deste setor e abriu a inscrição para a primeira turma do curso de especialização em desenvolvimento de jogos eletrônicos, passando a ser a primeira Universidade da região norte a oferecer este gênero de cursos.
O sucesso do curso foi tanto que rapidamente gerou uma lista de espera, provando exatamente que esta é uma área que gera bastante interesse por parte dos estudantes que buscam aprender e se formar numa das áreas de tecnologia que mais cresce em todo o mundo.
Segundo algumas pesquisas efetuadas por entidades competentes, espera-se que o segmento dos jogos digitais cresça cerca de 5,3% até ao ano de 2022, valor suficiente para que instituições de renome como Samsung Ocean e o centro de aprendizagem Senac tenham começado a investir na criação de cursos direcionados para a criação de games para os amazonenses.
A região conta já com alguns nomes de destaque no setor dos jogos digitais como empresa Flying Saci Games Studio que faturou 1milhão R$ no ano de 2019 através do desenvolvimento de games de vertente educacional.
Dado o potencial e o interesse crescente no setor, a capital do Amazonas criou também o Amazon Forest Game Studio, um local focado no desenvolvimento de games e formação na área.
É interessante perceber que este é um setor que se divide em diferentes nichos de mercado, atualmente, muito longe do que existia em 1977 com o lançamento do console Atari2600 que popularizou o conceito de jogos digitais, exigindo atualmente que o setor seja específico e setorizado para os vários nichos.
As características básicas de um jogo digital são a interatividade e imersividade conseguidas através da qualidade gráfica, ou do uso de tecnologia de streaming permitindo uma experiência mais realista. No entanto, como os jogos digitais podem ser acessados em diversos dispositivos e os próprios usuários têm gostos diferentes, os jogos terão especificidades bem diferentes entre eles exigindo áreas de conhecimento distintas.
Os jogos de estratégia, por exemplo, são jogos complexos e se dividivem em diversos subgêneros como estratégia por turnos, estratégia em tempo real, ou jogos táticos de esquadrões.
Estes jogos caracterizam-se por ter um desafio para os jogadores resolverem com maior ou menor nível de complexidade e que tem como público-alvo indivíduos que buscam uma experiência de jogo imersiva, onde possam investir tempo do seu dia a jogar e que possam interagir com outros jogadores em tempo real.
São vários exemplos destes game como o XCOM que coloca a humanidade na ofensiva contra a ocupação alienígena, ou o clássico Warcraft, considerado o melhor jogo de aventura online e que conta com milhares de fãs em todo o mundo.
Mas, o mercado não se cinge aos jogos complexos. Aliás, o crescimento do mercado mobile acaba por ser um forte impulsionador para o desenvolvimento de outro gênero de jogos digitais, os da categoria de entretenimento para passar o tempo.
Apesar do avanço da tecnologia mobile ter evoluído ao ponto dos smartphones atuais possuírem capacidade para rodar games pesados que antes eram exclusivos dos consoles, ou desktop, continuam a ter um grande foco no fator mobilidade e na capacidade de entretenimento em qualquer lugar, com a particularidade de permitirem aceder aos jogos através de aplicativos próprios.
O jogo Fun Race 3D é um dos mais descarregados na Google Play e App Store. Este é um jogo muito simples onde o jogador participa de uma corrida contra outros jogadores e onde tem de resolver alguns quebra-cabeças.
Bem longe da complexidade dos jogos de estratégia, jogos de gênero puzzle como Candy Crush, popularizados pela rede social Facebook, são igualmente muito populares entre os consumidores de games em smartphones.
Outro exemplo que mostra como o desenvolvimento dos jogos digitais engloba diferentes nichos e uma necessidade de conhecimento setorizada é a passagem de jogos que antes eram exclusivamente físicos para uma versão digital.
Neste quesito são exemplos os jogos que antes se jogavam nos salões de jogos como os simuladores de corrida, ou os jogos de pinball que se reinventaram passando para o mundo digital, ou os jogos de cassino anteriormente exclusivos dos espaços físicos e onde atualmente são desenvolvidos para serem jogados em plataformas online que permitem uma maior personalização, principalmente nos populares caça-níqueis.
Com tantos nichos de mercado diferentes é esperado que a região do Amazonas continue em crescimento na área dos jogos digitais e que as oportunidades continuem a aumentar.