Barbatuques em Manaus com o novo show que celebra 25 anos
14 de maio de 2024Banda “Os Tucumanus” será uma das atrações do Tacacá na Bossa do mês de maio
14 de maio de 2024Projeto Ressignifica – Construindo Visuais Sustentáveis, promovido pelo grupo Maracatu Pedra Encantada tem o objetivo de compor um novo visual com a confecção de novos figurinos, novo estandarte e outros adereços utilizando a técnica upcycling, movimento fashion ecológico que reutiliza materiais que iriam para o lixo.
O Maracatu Pedra Encantada é um coletivo de artistas que existe em Manaus há 8 anos. Inegavelmente, no meio artístico cultural da cidade, o grupo promove a cultura do maracatu de baque virado que no Brasil possui origem em Recife, Pernambuco.
Além disso, o Grupo fortalece a manifestação cultural afro-brasileira na capital amazonense, por meio das loas da Nação Porto Rico de Recife, do qual é filho. Dessa forma, destacando-se pelos figurinos com saias coloridas e criativas, feitas de tecido de guarda-chuva.
“A ideia surgiu quando o grupo tinha acabado de nascer. Estávamos no processo de fazer os figurinos e o estandarte. Não tínhamos recurso pra fazer um figurino completo do zero, então o Adroaldo, figurinista, deu a ideia de fazermos a saia com tecidos de sombrinha descartados nas ruas, principalmente no período de chuva. Essa foi a forma de fazermos algo lindo e que ainda é sustentável”, explicou Erika Tahiane, uma das coordenadoras do grupo.
O projeto está sendo executado pelos participantes do grupo, além de outros artistas e artesãos de Manaus. Ainda assim, a confecção dos novos figurinos é obrtido por meio de doações de tecidos de guarda-chuva, utilizados durante as oficinas. Além disso, ocorre aos sábados, a partir das 16h, no Sintel – Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações, Aparecida. As coletas são feitas no Centro Cultural Sereia Mística e no Centro Cultural Cabocla Jurema, até o dia 8 de junho.
Crédito das fotos: Arquivo Pessoal
Serviço:
O quê: Coleta de tecidos de guarda-chuva
Quando: Até 8 de junho
Onde: Sintel – Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações, Centro Cultural Sereia Mística, Casa Cultural Cabocla Jurema.
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.