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4 de abril de 2019ENSINO| Até o final do ano, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), pretende fazer formações, momentos de reflexão e construção de estratégias com educadores envolvidos no Programa Avançado de Implementação de Políticas Públicas (APPI). O projeto piloto visa criar estratégias pedagógicas para engajar a família no processo educacional de alunos da rede municipal de ensino e começou a ser executado em fevereiro deste ano.
A segunda fase do APPI foi realizada nesta quarta-feira, 3/4, com uma formação direcionada aos assessores pedagógicos da educação infantil das Divisões Distritais Zonais (DDZs), formadores da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), e técnicos ligados a Divisão de Educação Infantil e a Gerência de Creches da Semed.
O Programa Avançado de Implementação de Políticas Públicas (APPI) é uma iniciativa do Teachers College, da Universidade de Columbia, em Nova Iorque, em parceria com a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, no Rio de Janeiro, e da Fundação Lemann.
O projeto faz parte de programa piloto que pretende envolver nove unidades de ensino, voltado à primeira infância, por meio do projeto “Comunidade de Aprendizagem: Formando educadores da infância e famílias na perspectiva da educação integral”. A ideia é atingir sete Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) de cada Divisão Distrital Zonal (DDZ) e duas escolas mistas, que atendem Educação Infantil e Ensino Fundamental ao mesmo tempo.
Segundo a subsecretária de Gestão Educacional, Euzeni Araújo, durante a formação, os educadores envolvidos no projeto vão participar de oficinas que vão aguçar a aprendizagem criativa e reflexão dos mesmos e, principalmente ajudar na construção de estratégias para integrar a família e escola.
“Nessa fase de implementação, a ideia é fazer momentos para aprendermos um pouco sobre a primeira infância e como de fato dar sustentabilidade a esse projeto, que é o APPI que consiste na implantação de políticas públicas voltadas à primeira infância”, explicou.
O chefe da educação infantil da Semed e integrante da governança do APPI, Alexandre Romano, destacou que o projeto é muito importante para o trabalho já realizado por assessores e escolas, no que se refere à mobilização que com os pais.
“Esse projeto vem somar com nossas ações, com o tema do ano letivo de 2019 que trabalha com essa questão da participação e engajamento da família na escola. Enfim, vejo como ação positiva, porque essa integração entre família e escola ajuda a proporcionar o desenvolvimento integral das nossas crianças”, ressaltou.
As formações continuam até fim do ano. Quando acabar o momento de formação com assessores e técnicos, será a vez dos professores das escolas beneficiadas com o projeto piloto.
Foto: Divulgação / Semed